CLIMA ORGANIZACIONAL EM INSTITUTO DE PESQUISA TECNOLÓGICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

RANIERY Christiano de Queiroz Pimenta
Walid Abbas El Aouar
José Arimatés de Oliveira

Resumo

Estudos sobre clima organizacional acompanham a literatura em administração desde a década de 1960, em que investigações envolvendo a relação indivíduo-organização marcavam a abordagem do pensamento administrativo behaviorista ou comportamental. Trata-se de temática relevante para o estudo do comportamento organizacional. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o clima organizacional em uma instituição pública dedicada à pesquisa tecnológica. Consiste em estudo de caráter exploratório e descritivo. A estratégia adotada para investigar o fenômeno foi o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de questionário, adaptado do instrumento proposto por Kolb, Rubin e McIntyre (1978), cujo levantamento foi realizado junto a todos os 180 integrantes da organização. A análise dos  dados foi feita utilizando-se o software Excel. A partir da percepção dos indivíduos sobre o ambiente de trabalho, constatou-se a influência da liderança no clima organizacional. Os índices de satisfação obtidos demonstraram a existência de clima organizacional positivo, mas inspirando melhorias nos critérios de premiação, remuneração, reconhecimento pelo desempenho, liderança, relacionamento intergrupal e compartilhamento de informações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

RANIERY Christiano de Queiroz Pimenta, Universidade Potiguar (UnP) - Laureate International Universities

Graduado e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Professor em Tempo Integral da Universidade Potiguar (UnP) e Diretor da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Potiguar (UnP) - Laureate International Universities

Walid Abbas El Aouar, UFRN

Professor Graduado, Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é Professor Assistente na Universidade Potiguar (UnP) - Laureate International Universities, de Natal/RN.

José Arimatés de Oliveira, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor em Administração e Pesquisador do Comportamento Organizacional