ATUAÇÃO DA ÁREA DE MARKETING EM INDÚSTRIAS DE CONSERVA DE PESCADO DO BRASIL E DA ESPANHA FACE À ESCASSEZ DE PESCADO

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Ilse Maria Beuren
Rodrigo dos Santos Cardoso

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar comparativamente a forma de atuação da área de marketing em indústrias de conserva de pescado do Brasil e da Espanha, em face da escassez de pescado no mundo. A pesquisa exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, foi realizada por meio de um estudo multicasos, que se compõe, no Brasil, das três maiores empresas do mercado de conserva de pescado e, na Espanha, de duas empresas de conserva de pescado. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado à área de marketing destas empresas. Os resultados mostram que as empresas analisadas carecem em suas áreas de marketing de uma gestão mais sistêmica e holística da falta de matéria-prima eminente. Por outro lado, há um desempenho favorável da área de marketing com relação ao preço de venda. Conclui-se, pela análise comparativa da forma de atuação da área de marketing em indústrias de conserva de pescado do Brasil e da Espanha, que há semelhanças em alguns aspectos entre as empresas dos dois países, e há divergências na conduta face à escassez de pescado no mundo.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ilse Maria Beuren, Universidade Regional de Blumenau – FURB

  Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USPProfessora do Programa de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUniversidade Regional de Blumenau – FURB

Rodrigo dos Santos Cardoso, Universidade Regional de Blumenau – FURB

  Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelaUniversidade Regional de Blumenau - FURB