QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO POR AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jonathan Silva de Oliveira
Fábio Walter
Marco Aurélio Benevides de Pinho
Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

Resumo

O Propósito do presente trabalho foi o de analisar a percepção dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) de unidades prisionais da Grande João Pessoa quanto à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O levantamento de dados foi feito com base no modelo teórico sobre QVT de Walton (1973), que apresenta 8 (oito) categorias conceituais de Qualidade de Vida no Trabalho. A presente pesquisa tem, quanto a seus objetivos, caráter descritivo, utilizando o método do estudo de caso tendo a aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados. Quanto à análise dos dados esta é uma pesquisa tanto quanti quanto qualitativa. Dos oito critérios estudados apenas um deles (trabalho e espaço total de vida), alcançou uma avaliação que possa ser considerada positiva. As respostas dadas pelo ASPs também deixam transparecer a falta de investimentos no setor, seja por má gestão ou falta de prioridade na área de segurança pública. Salientando-se a importância da profissionalização da gestão das unidades prisionais, buscando-se valorizar os profissionais de carreira da Secretaria, pela experiência que possuem e pela oportunidade de crescimento profissional e salarial dos servidores, o que pode contribuir para aumentar sua motivação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jonathan Silva de Oliveira, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2010).

Fábio Walter, Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Administração

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutor em Administração pela Technische Universität Chemnitz (2008). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem atuação nas áreas de gestão de custos, administração de operações e administração estratégica.

Marco Aurélio Benevides de Pinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Administração

Cursou Graduação e Mestrado em Administração e Especialização em Administração de Instituições de Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde é coordenador do curso de Graduação em Administração. Tem experiência profissional em cargos operacionais e de chefia em diversas empresas, além de atuar também como consultor organizacional e instrutor de cursos para empresas.

Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Administração

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Sua área de interesse é a gestão de pessoas em organizações, comportamento dos gestores e funcionários, questões de gênero na gestão e qualidade de vida no trabalho.