TV DIGITAL NO BRASIL:estudos científicos x aplicação no mercado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nara Idelfonso Souto
Cláudio Márcio Campos de Mendonça

Resumo

A televisão brasileira está passando por uma nova fase de transformações com a introdução do sinal digital no sistema de comunicação. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de (1) relacionar as perspectivas dos estudos científicos e do mercado prático paraibano sobre a TV Digital Interativa, no âmbito da exclusão social e novas abordagens do marketing; (2) além de avaliar as possíveis divergências entre o pensamento científico e a abordagem prática sobre a TVDI. Para isso, foi feita uma revisão da literatura sobre o assunto, além de entrevistas de caráter qualitativa com personagens que representam o setor acadêmico e comercial envolvido no processo de implementação da TVDI no Brasil. Os resultados obtidos nessa entrevista evidenciam que o governo federal deve incentivar o interesse da população por esse novo modo de ver a televisão e passar a tratar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Interativa como uma política pública a fim de combater a exclusão digital existente no país. Além disso, surgem “novas” abordagens para o marketing  através da TVDI e com ele, a necessidade que as empresas desse ramo passem por uma reformulação das suas estratégias de venda de produtos e serviços, para se adaptarem as novas perspectivas do mercado geradas pela interatividade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nara Idelfonso Souto, Universidade Potiguar

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Concluinte do curso de MBA em Marketing pela Universidade Potiguar (UnP).

Cláudio Márcio Campos de Mendonça, Universidade Potiguar

Docente e pesquisador na Universidade Potiguar – UnP, lotado nas Escolas de Gestão e Exatas. Professor dos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Graduação em Processamento de dados. Mestrado em Administração e Doutorando em Administração.