CONSUMO INFANTIL: O TELEFONE CELULAR E A CRIANÇA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Alberto Carvalho dos Santos Claro
Ana Teresa Labate Menconi
Juliana Rodrigues Loreto

Resumo

Pretende-se entender, de forma exploratória, o comportamento infantil relacionado à compra de aparelhos de telefonia celular e a influência externa recebida. A metodologia baseada em pesquisa bibliográfica somou-se a 80 entrevistas com sujeitos (pais de alunos) em escolas (uma pública e outra privada, em Santos/SP). Demonstrou-se o modelo de infância, o lado psicológico, comportamento, preferências, motivações para aquisição de aparelhos, influências no processo de compra e sua autonomia perante a família. Percebeu-se que o posicionamento das empresas em relação ao mercado interfere no comportamento de consumo infantil, percepção de valores e seu papel na sociedade de consumo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Metodista de São paulo - UMESP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atualmente é professor consultor e pesquisador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, consumidor, atendimento a clientes e educação continuada, consumo e sustentabilidade. Experiencia docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Foi coordenador de programa de mestrado em administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional membro do Conselho Curador da Fundação SETTAPORT. E em 2010-11 Presidente do Rotary Club de Santos. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade) Pesquisador da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Organizações, da UMESP. Atualmente é Professor e Pesquisador em Dedicação Integral do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC