Análise Econômica de Investimentos que visam à produção de biogás e biofertilizante por meio de biodigestão anaeróbia na bovinocultura de corte

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stela Basso Montoro
David Ferreira Lopes Santos
Jorge De Lucas Junior

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar a viabilidade de implantaçãode biodigestores para tratamento de resíduos da bovinocultura em diferentes escalas considerando três cenários. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória-descritiva com base na analise documental e de representantes chave do mercado agropecuário. Após o levantamento dessas informações, foram calculados os indicadores financeiros para uma análise comparativa dos cenários avaliados. Observou-se que a rentabilidade financeira nos diferentes tamanhos de rebanhos é positiva viabilizando economicamente a implantação do biodigestor anaeróbio nas propriedades rurais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Stela Basso Montoro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Jaboticabal (FCAV)

Graduanda em Administração pela Univesidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Scienc.

Jorge De Lucas Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Scienc.