GOVERNANÇA DE TI: TEORIA E PRÁTICA SOB A ÓTICA DOS DISCENTES.

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Marcos Fernando Machado de Medeiros
Igo Joventino Dantas Diniz
Manoel Veras de Sousa Neto

Resumo

Este estudo aborda a relevância da Governança de TI entre profissionais recém-formados dos cursos de Administração e Ciências da Computação. Teve o objetivo de verificar qual a percepção dos egressos das áreas de Administração e Ciências da Computação acerca dos conceitos Governança de TI, fazendo uso de uma pesquisa descritiva com discentes concluintes dos dois cursos em uma Universidade Federal do Nordeste. Foi elaborado um questionário contendo questões fechadas, dispostas em duas etapas, a primeira destinada à identificação do perfil dos egressos e a segunda destinada à verificação do seu nível de conhecimento acerca dos principais conceitos da Governança de TI. Os principais resultados encontrados foram: no tocante aos conhecimentos acerca dos principais conceitos da governança de TI constatou-se que de um modo geral os egressos de ambos os cursos em sua maioria, conhecem a temática em questão, contudo, a forma como estes obtiveram e/ou vivenciam a aplicação destes conhecimentos variou de acordo com o curso ao qual o aluno pertence;      foi possível identificar que a maioria dos egressos em administração obteve conhecimento quanto aos temas na própria universidade e que um número pequeno deles obteve tais informações no ambiente de trabalho. Em contrapartida, as respostas dos estudantes de ciência da computação geraram dados mais equilibrados quanto a obtenção destes conhecimentos entre os ambientes acadêmico e corporativo.

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Seção
Artigos