AS DUAS FACES DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

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Guillermo Cruz

Resumo

O empreendedorismo social tem atraído um interesse considerável de diferentes pesquisadores, emergindo como uma forma de lidar com diversos problemas sociais. Existe, porém, como em todo campo de conhecimento em seus estágios iniciais, uma demasiada fragmentação e falta de consenso por parte de pesquisadores acerca do conceito de empreendedorismo social e de empreendedor social. Neste aspecto, uma das principais questões que divide a opinião de alguns dos principais pesquisadores neste campo encontra-se no papel desempenhado pelo lucro: é possível uma organização ter lucro e, ao mesmo tempo, ser considerada socialmente empreendedora? Ou, ainda, é possível o empreendedor social manter uma visão efetivamente "social" dentro de uma organização cujo foco principal é financeiro?  Visando contribuir com o debate e solidificação das bases do empreendedorismo social o presente artigo propõe a consideração desta corrente teórica através de uma avaliação dos elementos que constituem suas duas faces: a empreendedora e a social, e o seu papel no perfil do empreendedor social.  E, no intuito de obter um significado mais abrangente para o constructo “empreendedorismo social”, é apresentado um modelo multidimensional e multinível sendo este avaliado segundo as características de cada uma das faces propostas.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Guillermo Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestrando em Administração. PPGA/UFRGS