A INFLUÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO NO BEM ESTAR DE TRABALHADORES: ESTUDO COM OPERADORES DE CAIXA DE SUPERMERCADOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Warton Silva Souza
Gildemar Silva da Conceição

Resumo

Levando em consideração a complexidade dos ambientes de trabalho modernos que exige maior absorção e dedicação por parte de seus ocupantes, este estudo busca analisar as relações entre capital psicológico e o bem-estar no trabalho dos operadores de caixa de supermercado. Os participantes foram 41 trabalhadores que atuam em supermercados na cidade de Araguaína/TO. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento composto de quatro escalas que mediram as variáveis da pesquisa. A presente pesquisa se propôs a apresentar, interpretar e discutir as relações entre as variáveis, como também, testar as hipóteses referentes ao modelo conceitual proposto, por meio de uma pesquisa de natureza transversal com abordagem quantitativa, cujos dados coletados foram analisados por aplicação de técnicas estatísticas paramétricas cálculos de estatísticas descritivas: médias, desvio padrão e correlações; cálculos de estatísticas multivariadas: análises de regressões lineares múltiplas pelo método (enter por meio do software SPSS, versão 18.0). Os resultados obtidos demonstraram que os níveis das três dimensões de bem-estar no trabalho estão correlacionados. Confirmou-se também, o capital psicológico como preditor direto das dimensões de bem-estar no trabalho satisfação no trabalho e envolvimento com o trabalho. Por fim, este trabalho evidenciou que trabalhadores com um capital psicológico elevado tendem a manter vínculos com seu trabalho e com sua organização empregadora, os quais representam bem-estar no trabalho.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Warton Silva Souza, Universidade Federal do Tocantins Faculdade Católica Dom Orione

Administrador, Especialista em Gestão e Auditoria na Administração Pública. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Servidor da Universidade Federal do Tocantins. Professor da Faculdade Catolica Dom Orione. Pesquisador com interesse em estudos na área de gestão de pessoas e organizações com foco no comportamento organizacional.

Gildemar Silva da Conceição, Faculdade Católica Dom Orione

Administrador. Pesquisador com interesse em estudos na área de gestão de pessoas e organizações com foco no comportamento organizacional.