A INSTITUCIONALIZAÇÃO COMO FORMA DE DIFERENCIAÇÃO FRENTE AO ISOMORFISMO ORGANIZACIONAL

Main Article Content

Adriano Sérgio da Cunha
Thiago Coelho Soares
Mauricio Andrade de Lima

Abstract

Face às questões que envolvem a sobrevivência das organizações, seus processos de gestão tendem a se apresentarem cada vez mais isomórficos, restando a possibilidade de institucionalização como uma alternativa de diferenciação. Por este motivo, o objetivo da presente pesquisa foi identificar se as pessoas identificam organizações institucionalizadas em suas relações sociais a nível estadual e federal, razão pela qual, como estratégia de pesquisa aplicou-se um questionário a estudantes universitários, o que possibilitou, através da sua análise que as instituições de ensino são consideradas como institucionalizadas pelo reconhecimento que possuem da sociedade.

Article Details

Section
Artigos
Author Biographies

Adriano Sérgio da Cunha, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Contabilidade (UFSC), Bacharel em Administração (UNISUL) Especialista em Planejamento Tributário (FEPESE/UFSC), Especialista em Engenharia de Produção (UFSC).

Thiago Coelho Soares, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Administração (UNISUL), Mestre em Administração (UFSC), Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Empresarial - EaD (UNISUL).

Mauricio Andrade de Lima, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (UFSC), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).