A INSTITUCIONALIZAÇÃO COMO FORMA DE DIFERENCIAÇÃO FRENTE AO ISOMORFISMO ORGANIZACIONAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Adriano Sérgio da Cunha
Thiago Coelho Soares
Mauricio Andrade de Lima

Resumo

Face às questões que envolvem a sobrevivência das organizações, seus processos de gestão tendem a se apresentarem cada vez mais isomórficos, restando a possibilidade de institucionalização como uma alternativa de diferenciação. Por este motivo, o objetivo da presente pesquisa foi identificar se as pessoas identificam organizações institucionalizadas em suas relações sociais a nível estadual e federal, razão pela qual, como estratégia de pesquisa aplicou-se um questionário a estudantes universitários, o que possibilitou, através da sua análise que as instituições de ensino são consideradas como institucionalizadas pelo reconhecimento que possuem da sociedade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriano Sérgio da Cunha, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Contabilidade (UFSC), Bacharel em Administração (UNISUL) Especialista em Planejamento Tributário (FEPESE/UFSC), Especialista em Engenharia de Produção (UFSC).

Thiago Coelho Soares, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Administração (UNISUL), Mestre em Administração (UFSC), Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Empresarial - EaD (UNISUL).

Mauricio Andrade de Lima, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (UFSC), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).