COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EDUCACIONAL: ATRIBUTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA CIDADE DE MARINGÁ – PR.

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Alexandre Guandalini Bossa

Resumo

Este trabalho objetivou verificar o comportamento do consumidor de serviços educacionais do ensino médio privado de Maringá - PR. A importância central deste artigo é contribuir para estudos sobre o comportamento do consumidor de serviços educacionais em escolas do ensino médio privado, onde especificamente trata do estabelecimento de uma relação de atributos, e sua hierarquia, utilizados pelas famílias na escolha do colégio na qual o(a) filho(a) irá estudar. A pesquisa foi realizada em duas partes, sendo a primeira, uma pesquisa qualitativa com pais de alunos, diretores e pedagogos para elaborar uma lista de atributos mais importantes utilizados pelos mesmos. Posteriormente, fora realizada uma pesquisa quantitativa através de uma amostra não probabilística por cotas, se caracterizando como levantamento de campo com corte transversal, tendo natureza descritiva, com a utilização de variáveis quantitativas. Os resultados advindos das análises realizadas através do tratamento estatístico dos dados, utilizando-se do software (SPSS), trazem contribuições importantes e relevantes para a literatura no que se refere ao comportamento do consumidor, como para os gestores de escolas do ensino médio. Tal estudo identificou dez atributos importantes no processo decisório de compra de serviços educacionais do ensino médio. Ficou ainda evidenciado que os atributos utilizados no processo decisório estão divididos em dois grupos principais, além de um grupo intermediário.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Guandalini Bossa, FAP - Faculdade Adventista Paranaense

Ciencias Sociais Aplicadas, Administração