ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO E RBV: O CASO EMBRAPA ALGODÃO

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RAISSA DE AZEVEDO BARBOSA
ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as estratégias de inovação implementadas na Embrapa Algodão, sob a perspectiva da RBV. Para sua consecução foi adotada uma pesquisa qualitativa básica. Os resultados evidenciaram a adoção de um conjunto de estratégias de inovação, o qual pode ser agrupado em cinco classificações teóricas: (1) Proativa; (2) Baseada no processo, velocidade, aprendizagem, tecnologia e mercado (3) oportunista e ofensiva (4) de parceria, e (5) jogando para ganhar. Funcionários qualificados, investimentos em P&D e desenvolvimento de tecnologias foram os recursos mais utilizados para suportar as estratégias de inovação identificadas. Conclui-se que a análise das estratégias de inovação alinhadas à RBV foi capaz de compreender aspectos intrínsecos e, por vezes, obscuros do processo inovativo e na busca da vantagem competitiva.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

RAISSA DE AZEVEDO BARBOSA, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba