GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR

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Lydia Maria Pinto Brito
Saionara Brano Bolson

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) são percebidas pelos Diretores, Coordenadores e Professores de uma Instituição privada e familiar de Ensino Superior do Nordeste do Brasil. Seus objetivos específicos são: verificar como o Conhecimento é obtido na IES; identificar como o Conhecimento produzido é utilizado na IES; descrever como acontece o processo de aprendizagem; verificar como os profissionais da IES contribuem com o Conhecimento adquirido de forma competente para o desenvolvimento de suas tarefas; conhecer como são avaliadas as práticas da GC na IES; identificar como se constrói/mantém o conhecimento na IES; e verificar como é descartado conhecimento na IES.Utilizou-se o modelo de Diagnóstico de Gestão do Conhecimento de Bukowitz e Williams (2002). Consiste num estudo de caso com abordagem quantitativa e método descritivo. Os resultados mostram que houve baixo desempenho da organização tanto no Processo Tático, quanto no Estratégico, pôde-se perceber que os percentuais são compatíveis com os encontrados pelas autoras. A média geral padrão colocada pelas autoras é de 55%, tendo a organização estudada alcançando apenas 43,17% revelando que os resultados obtidos não são aceitáveis para a gestão do conhecimento na IES. Conclui-se com um paradoxo – a IES pesquisada é por finalidade uma instituição criadora e disseminadora de conhecimento, entretanto a GC organizacional encontra-se em estágio inicial.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, UnP

Mestre em Sociologia e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará.Professora do MPA da UNP.

Saionara Brano Bolson, Centro Universitário Facex

Especialista em Administração de Recursos Humanos -  UFRN. Mestre em Administração- UNP.