ABORDAGEM DAS CONFIGURAÇÕES: DIMENSÕES DO INDIVÍDUO, EMPREENDIMENTO E CONTEXTO EM EMPRESAS NO ESTÁGIO INICIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Antônio Prado Gimenez
Adriana Martins de Oliveira
Alvaro Fabiano Pereira de Macedo
Liana Holanda Nepomuceno Nobre
Simone Gurgel de Brito

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as configurações empreendedoras em empresas no estágio inicial. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com coleta de dados por levantamento, com uma amostra por conveniência de 62 empresas. O questionário foi composto por 48 (quarenta e oito) questões subdivididas em três seções: a primeira seção continha dados demográficos; na segunda seção as questões versavam sobre o empreendimento: setor de atuação, abrangência de atuação, idade da empresa, porte e número de funcionários; e na terceira seção havia 40 (quarenta) questões fechadas sobre as variáveis determinantes das configurações empreendedoras. Para analisar tais configurações, foi feita uma análise fatorial e análise de agrupamentos, considerando as dimensões: indivíduo, empreendimento e contexto. Foram formados três clusters, com características que delimitavam configurações empreendedoras distintas. Todas as empresas apresentaram uma percepção bastante semelhante sobre a dimensão indivíduo. As empresas do cluster 1, apresentaram porcentagens menores em relação ao projeto e contexto. As empresas do cluster 2 parecem perseguir alta motivação para a abertura do negócio. As empresas do cluster 3 mostram o alto lócus de controle, o que representa a participação dominante do empreendedor, com foco no controle do indivíduo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando Antônio Prado Gimenez, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Administração pela Manchester Business School, Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR-Brasil.

Adriana Martins de Oliveira, Universidade Potiguar - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Potiguar (UnP) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Administração pela PUCPR.

Alvaro Fabiano Pereira de Macedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Liana Holanda Nepomuceno Nobre, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Simone Gurgel de Brito, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).