POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESEMPENHO DE ALUNOS BOLSISTAS: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE NATAL/RN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Claudio Marcio Campos de Mendonça
Lenin Calvacanti Brito Guerra
Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça
Manoel Veras de Sousa Neto
Antonio Sergio Araújo Fernandes

Resumo

Para aumentar a quantidade de estudantes no ensino superior, diversos programas governamentais vem sendo desenvolvidos no Brasil. mas como está o desempenho acadêmico do estudante bolsista? O objetivo do estudo foi o de realizar um estudo comparativo do índice de rendimento acadêmico (IRA) de alunos bolsistas do PROUNI (Federal), PROEDUC (Municipal) e não bolsistas no curso de Administração de uma universidade privada em uma capital nordestina. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva bom abordagem do problema um estudo é quantitativo. Foi utilizada uma base de dados com IRA de 2571 alunos, do curso de administração, caracterizando o estudo como uma pesquisa censitária. A pesquisa foi embasada na econometria, mais especificamente na análise de regressão simples e múltipla. Os resultados mostraram que as médias dos alunos bolsistas foi superior a dos alunos não-bolsistas, destacando-se as notas dos bolsistas PROUNI (programa federal), maior que as notas dos bolsistas PROEDUC (programa municipal). O resultado de melhor desempenho do IRA dos alunos bolsistas do PROUNI, sobre os alunos bolsistas do PROEDUC, e dos alunos bolsistas do PROEDUC, sobre os alunos não bolsistas ficou demonstrando na análise de regressão simples, bem como, na análise de regressão múltipla. A política de bolsas de estudos para o ensino superior, seja Federal ou Municipal, permitem além da inclusão de jovens no ensino superior, segundo a pesquisa aqui descrita, também favorecem que os alunos tenham um melhor desempenho acadêmico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudio Marcio Campos de Mendonça, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/NEGEO

Doutorando em Administração pelo PPGA/UFRN, Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduação em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente sou Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá. Tenho experiência nas áreas de tecnologia da informação, educação a distância e gestão de ensino superior. Sou Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Pública, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu. Também já atuei como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica de um Universidade Privada. 

Lenin Calvacanti Brito Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Facex (2006), mestre e doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN) na área de Políticas e Gestão Pública. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Potiguar (2007), graduação em formação em Psicologia pela Universidade Potiguar(2007). Formação em Tanatologia pela Rede Nacional de Tanatologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).Especialização em cuidados paliativos sendo realizada pela Pinuslongaeva-SP. Possui experiência profissional na área da psicologia da saúde-hospitalar atuando no hospital Infantil Varela Santiago, Natal Hospital Center (Natal/RN),Casa Vida cuidados paliativos Prática profissional voltada para as demandas de Saúde e qualidade de vida, Cuidados paliativos, psico-oncologia, luto e hospitalização.Experiência na docência no Centro Universitário do Rio Grande do Norte. Experiência em consultório particular desde 2008. Professora da UNIFAP.

Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduação em Engenharia Elétrica pela UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela USP (2001). É professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Coordena as especializações Gestão da Tecnologia da Informação e Arquitetura de Nuvem na UFRN. É autor de cerca de oitenta artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRN.

Antonio Sergio Araújo Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto 4 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da UFBA. É graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1994), tem mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Administração Pública pela University of Texas at Austin (2012