GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO OS HÁBITOS DE CONSUMO DA GERAÇÃO EMERGENTE

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Simone Beatriz Ceretta
Lurdes Marlene Froemming

Resumo

O mercado consumidor jovem encontra-se no cerne das estratégias de marketing das organizações contemporâneas, principalmente por ser numeroso e possuir cada vez mais dinheiro e vontade de consumir. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar hábitos de consumo do jovem moderno, aplicada a jovens do município localizado na Região Noroeste do Estado do RS. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva numa abordagem quali-quantitativa. Os procedimentos técnicos empregados foram: pesquisa bibliográfica e; pesquisa de campo com aplicação de 95 questionários a adolescentes de faixa etária entre 14 e 22 anos. Os resultados indicam que a geração Z mostra-se exigente, individualista, consumista, menos fiel às marcas e, absolutamente digital. Possuem interesse em produtos ligados à moda e à vaidade, em uma busca pela autoafirmação e status social.      

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Simone Beatriz Ceretta, Instituto Federal Farroupilha

Administradora, especialista em Marketing, Mestre em Desenvolvimento. Coordenadora do Eixo de Gestão e Negócios e Professora

Lurdes Marlene Froemming, Universidade regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Curso de Administração e do Mestrado em Desenvolvimento