SAÚDE MENTAL X SÍNDROME DE BURNOUT: REFLEXÕES TEÓRICAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hilderline Câmara Oliveira
Fernanda Fernandes Gurguel
Mateus Estevam Medeiros Costa
Walid Abbas El-Aouar

Resumo

No cenário contemporâneo a consignação dos efeitos do trabalho na saúde mental e o crescimento dos adoecimentos psíquicos oriundos do trabalho estão sendo alvo de debate e reflexões por diversos pesquisadores. De tal modo, este estudo de cunho bibliográfico tem como escopo refletir teoricamente a relação existente entre Saúde Mental e a Síndrome de Burnout. Para tanto, foi-se necessário à realização da discussão acerca dos conceitos, aportes técnicos e teóricos dos constructos em questão, com respaldo de autores que discutem as categorias trabalho, saúde mental e síndrome Burnout, como por exemplo, Mendes e Marrone (2002), Borges (1998), Dejours (1992), Albornoz (1992), Brito (2005), Codo; Soratto; Vasquez-Menezes (2004) dentre outros que serão elencados no decorrer do artigo. Para as organizações, o adoecer na labuta implica no aumento de custos, diminuição da produtividade e dano na competitividade empresarial. A sociedade por sua vez, representa perdas na qualidade das relações interpessoais e aumento nos custos previdenciários referentes à saúde-doença mental de trabalhadores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hilderline Câmara Oliveira, Universidade Potiguar -UnP

Assistente social, doutora em Ciênciais Sociais, mestre em serviço social e especialista em Antropologia, docente da escola de sáude, do MPA da UnP, e da graduação em serviços social e Direito.

Fernanda Fernandes Gurguel, Universidade Potiguar -UnP

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Doutorado em Psicologia Social pela UFRN / UFPB, com estágio na Universidade Complutense de Madri (Espanha). Experiência na área de Psicologia Organizacional e Segurança no Trabalho. Participante, desde 2006, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP - GT Psicologia Ambiental). Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar (UnP) e pesquisadora associada do grupo de pesquisa Inter-ação Pessoa-Ambiente (UFRN).

Mateus Estevam Medeiros Costa, mestre em administração

graduado em Gestão Empreendedora de Negócios pela Universidade Potiguar - UnP (2007). Com uma MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Natal - FAL (2008) e mestre em Administração pela Universidade Potiguar - UnP (2013). Participa do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho, núcleo vinculado a pós-graduação em psicologia da UNIFOR. Seu maior interesse está voltado a temáticas ligadas ao Nexo entre Saúde Psíquica e Trabalho, Condições de Trabalho, Estresse Ocupacional, Síndrome de Burnout, Assédio Moral, Sentidos e Significado atribuídos ao Trabalho e Comprometimento Organizacional.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar -UnP

Mestre em Administração, com ênfase em GESTÃO ORGANIZACIONAL, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente, é Doutor em Administração (2012) pela UFRN e professor adjunto do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (UnP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e satisfação do cliente. Atuou como empresário do agronegócio e consultor do SEBRAE.