Marketing verde aplicado à estratégia como prática: análise de variáveis na visão de empreendedores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alipio Ramos Veiga Neto
Cláudio Ricardo Menezes Filgueiras
César Ricardo Maia Vasconcelos
Sonia Trigueiro de Almeida

Resumo

Mudanças no âmbito socioambiental fomentaram as organizações a considerarem questões ambientais nas estratégias empresariais. É relevante para as empresas conhecerem quais variáveis significativas podem ser utilizadas na formulação das estratégicas e como são distribuídas sob a perspectiva da estratégia como prática. O objetivo desta pesquisa foi investigar as variáveis de marketing verde relevantes para a estratégia como prática. Para esta investigação realizou uma pesquisa exploratória e descritiva, na qual buscou identificar novas variáveis do marketing verde, bem como confirmar aquelas encontradas na literatura e descrever as características e comportamentos dos sujeitos, através da técnica de entrevista em profundidade com especialistas da área mercadológica e ambiental a partir da rede social facebook. Com as respostas dos entrevistados confirmaram-se quinze variáveis existentes e três novas, nas quais foram agrupadas nos constructos do modelo teórico da Estratégia como Prática (ECP). Sugere-se que outras pesquisas de cunho quantitativo possam validar as variáveis do constructo marketing verde, como também, confirmar os fatores do marketing verde com os constructos da Estratégia como Prática (ECP).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alipio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar - UnP

Doutorado em Psicologia

Cláudio Ricardo Menezes Filgueiras, Universidade Potiguar - UnP

Mestrado em Administração

César Ricardo Maia Vasconcelos, Universidade Potiguar - UnP

Doutorado em Administração na Université Pierre Mendes France

Sonia Trigueiro de Almeida, Universidade Potiguar - UnP

Doutorado em Administração na Université Pierre Mendes France