INOVAÇÃO NO SETOR TÊXTIL: UM ESTUDO EM INDÚSTRIAS DE MALHARIA RETILÍNEA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paula Patricia Ganzer
Pelayo Munhoz Olea
André Mauro Santos de Espíndola
Cristine Hermann Nodari
Eric Charles Henri Dorion

Resumo

O setor têxtil engloba um conjunto de atividades que proporcionam o surgimento de indústrias dos diversos segmentos têxteis, desde a origem da matéria-prima até o acabamento do produto final. Esta pesquisa objetivou identificar as inovações do setor de malharia retilínea ocorridas no período de 2008 a 2011 do setor industrial de malharia retilínea do município de Caxias do Sul. O método de pesquisa utilizado possui abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso múltiplo, com aplicação de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado aos gestores e/ou proprietários de 23 indústrias de malhas retilíneas de Caxias do Sul. A análise dos dados aconteceu através da correlação dos dados obtidos, para a identificação do nível de relação entre as variáveis do construto teórico. Os resultados identificaram correlações entre as variáveis.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e Professor da Universidade Feevale, FEEVALE.

André Mauro Santos de Espíndola, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2013), Pós-Graduado em Formação Docente para o Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (2011) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul com experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Matemática.

Cristine Hermann Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em andamento, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Possui experiência gerencial em multinacionais. Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke, Canada (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval, Canada (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), Brazil, the University Feevale (RS), Brazil, and he is visiting professor at l École de Technologie Supérieure (Que), Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. Dr. Dorion has experience in the area of Administration with emphasis in Business Administration; acting mainly in the following subjects of: organizational studies, management of innovation and sustainable development, project management, business strategy for small and medium companies, and entrepreneurship. Professor Dorion has established a research network with focus on BRICS countries, but also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies. Dr Dorion is Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul (Brazil), at Porto Alegre.