A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS ESTUDOS SOBRE ESTRATÉGIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria de Nazaré Moraes Soares
Bruno Souza Lessa
Augusto Cézar Aquino Cabral
Maria Naiula Monteiro Pessoa
Sandra Maria Santos

Resumo

O artigo analisa a participação feminina na produção científica sobre Estratégia usando a base de dados o Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) e dentro dos anos de 2003 a 2013, a pesquisa apresenta caráter documental e enfoque bibliométrico. A discussão é pertinente uma vez que não há trabalhos que façam o mapeamento das pesquisas sobre estratégia protagonizadas por mulheres. Dentre os 502 artigos que apresentavam a palavra-chave “estratégia”, foram selecionados 227, cuja autoria contemplava pelo menos uma participação feminina, destes, foram identificados42artigos de autoria exclusivamente feminina e 185 de autoria mista.Além da análise descritiva, foi analisada a aderência dos estudos protagonizados exclusivamente por mulheres às escolas teóricas sugeridas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010), bem como os procedimentos metodológicos adotados nos estudos analisados. A análise constatou que a participação feminina nos estudos em Estratégia é menor se comparada ao gênero masculino, havendo, todavia, ampliação desta participação no decorrer do período, mantendo-se estável nos últimos cinco anos, identificou-se também diferenças regionais relevantes, sendo o sul e o sudeste as regiões mais profícuas em volume de publicação. Em relação à aderência do tema às escolas de estratégia de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010), identificou-se a valorização das abordagens tradicionais da estratégia, principalmente das escolas prescritivas da estratégia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria de Nazaré Moraes Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Administradora no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Bruno Souza Lessa, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Augusto Cézar Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará,  Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

Sandra Maria Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998)Professora Associado da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC). Administração e Controladoria (PPAC)