INTERNACIONALIZAÇÃO BANCÁRIA BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO DO BANCO ITAÚ

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Fernando Ribeiro Serra
Carlos Cesar Camargo Nunes
Manuel Portugal Ferreira

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar as estratégias adotadas por um dos três maiores bancos brasileiros, o Banco Itaú, para ingressar no mercado varejo no exterior. Para alcançar o objetivo proposto, foi feita uma revisão bibliográfica da literatura sobre as principais abordagens teóricas de internacionalização de empresas. Esta revisão se apoiou, principalmente, no paradigma eclético proposto por Dunning (1993, 1998 e 2000) e na Teoria da Escola de Uppsala (Johanson; Vahlne, 1977; 1990). Como apoio às teorias, esta pesquisa revisou trabalhos com foco na internacionalização de bancos de varejo, publicados em periódicos nacionais e do exterior. Para a análise das estratégias de internacionalização, individual e comparativa entre os bancos, assim como para identificar os modos de entrada escolhidos pelos bancos, foi desenvolvida uma pesquisa com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e coleta de dados secundários. Os resultados das análises apontaram que a internacionalização do Itaú pode ser analisada pelo paradigma eclético e que foi sequencial, de certa forma como proposto por Uppsala. E com a intenção de se tornar um grande player global, mas, no momento, com forte atuação na America Latina por intermédio de aquisições.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando Ribeiro Serra

Professor do Programa de Mestrado da Universidade Nove de Julho e Diretor Acadêmico da HSM Educação

Carlos Cesar Camargo Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Mestrado em Administração da Unisul

Manuel Portugal Ferreira, Instituto Politécnico de Leiria

Professor Coordenador Escola Superior de Tecnologia e Gestão