Valores de compra hedônicos e utilitários e atributos dos shoppings

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Luiz Alves da Silva
Verónica Peñaloza
Felipe Gerhard

Resumo

Nos últimos anos, a cidade de Fortaleza vem passando por um crescimento acelerado no número e tamanho de shoppings centers, mudando o formato do varejo tradicional para um varejo de múltiplos fatores que deverá transformar o comportamento de compra dos consumidores fortalezenses. Este artigo pesquisa e analisa a correlação dos valores de compra hedônico e utilitário sobre os aspectos atrativos dos shoppings. A pesquisa foi realizada nos dois shoppings mais frequentados da cidade. Na análise dos shoppings, foi aplicada a correlação entre as variáveis de Pearson. Os resultados mostram que os valores hedônicos são predominantemente os que mais se relacionam com as atratividades desses centros comerciais. A pesquisa também apresenta como resultado os aspectos motivacionais que levam os consumidores para esses grandes estabelecimentos comerciais. Os shoppings de Fortaleza apresentam como fatores relevantes para os consumidores locais a estética, o escape, o fluxo, a exploração e a conveniência.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Alves da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará

Professora Doutora do Curso de Mestrado em Administração daUniversidade Estadual do Ceará

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará