Fatores Críticos de Sucesso para o Planejamento Estratégico em uma Rede Pública de Ensino / Critical success factors for strategic planning in public education network

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisco Carlos Carvalho de Melo
Andrea Kaliany da Costa Lima
Jansen Maia Del Corso
Angela Cristiane Santos Povoa
Wesley Vieira da Silva

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar quais fatores críticos de sucesso contribuem para o planejamento estratégico e como eles estão sendo percebidos por gestores escolares da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN. A coleta de dados foi empreendida mediante aplicação de  questionários em 31 escolas municipais de Mossoró-RN, cujos respondentes foram diretores e superiores escolares que participaram da experiência local de planejamento estratégico. O questionário continha 22 questões com opções de respostas em escala Likert de cinco pontos, variando de “sem importância” a “muito importante”, além de duas questões abertas. Para análise dos dados, foi utilizada a análise fatorial exploratória e confirmatória, bem como análise qualitativa do conteúdo. Como resultado, observou-se a existência de três fatores críticos para o sucesso: a adoção do planejamento estratégico pela cúpula gerencial; a implantação e análise dos resultados do plano de ação e o gerenciamento dos aspectos humanos e culturais. Esses fatores foram confirmados e reforçados pela análise qualitativa. Os fatores valorados pelos gestores escolares representam os principais aspectos a ser considerados na aplicação do planejamento estratégico no ambiente escolar público municipal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisco Carlos Carvalho de Melo, UERN/PUCPR

Docente do departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR)

Andrea Kaliany da Costa Lima, UERN/ PUCPR

Docente do Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR)

Jansen Maia Del Corso, PUCPR

Professor da Programa de Mestrado e Doutorado da PUCPR

Angela Cristiane Santos Povoa, PUCPR

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado da PUCPR

Wesley Vieira da Silva, PUCPR

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da PUCPR