Foco e Escopo

A Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Potiguar - RUnPetro - é um periódico científico semestral, de circulação aberta e gratuita, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Potiguar - PPgEPG/UnP.

A RUnPetro tem como objetivo ampliar a difusão de artigos técnico-científicos, dentro das Linhas de Pesquisa:

Automação de Processos Industriais;

Engenharia de Poço;

Tecnologias Ambientais.

Processo de Avaliação pelos Pares

- DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os textos são avaliados em duas etapas, segundo os critérios de originalidade, relevância do tema, consistência teórica/ metodológica e contribuição para o conhecimento na área.

1 – Realização de uma análise prévia pelo editor da revista para verificar se o texto se enquadra dentro das linhas editoriais da mesma.

2 – Envio do texto para, no mínimo, dois avaliadores que, utilizando o sistema blind review, procederão à análise. Depois de aprovado, o texto passará por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical. Após a análise do artigo, os autores são notificados sobre a decisão dos avaliadores. O resultado da decisão poderá ser de quatro formas:

a) Aceito sem revisões (ou mínimas revisões)

b) Aceito com revisão

c) Sugestão de ressubmissão (onde terá um novo parecer)

d) Rejeitado. Caso dois avaliadores rejeitarem-no, o autor será informado. Se tiver um aceite e uma rejeição, será encaminhado para um terceiro avaliador. Se o aceite for com alterações, os editores avaliarão se as alterações foram efetivadas satisfatoriamente ou se deverá ser revisto  pelo (s) avaliador (es).

3 – Caso os revisores apresentem questionamentos, o artigo será devolvido para que os autores, através de uma carta resposta, possam pontuar cada item levantado por cada revisor, aceitando ou refutando as sugestões. Em caso de aceitação destas sugestões provenientes do processo revisional do artigo, fica a cargo dos autores a adequação do texto utilizando a ferramenta de revisão do word (ou similar).

- Os editores e avaliadores se reservam o direito de propor alterações nos originais, buscando manter a qualidade da publicação. Definições, conceitos, afirmações e opiniões expressados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeterem o texto para a Revista RunPetro, o (s) autor (es) está (ão) aceitando as normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos textos.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Normas para Publicação

NORMAS EDITORAIS

Os artigos submetidos à apreciação da RUnPetro devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. As contribuições para a revista serão de fluxo contínuo, não havendo data limite para a submissão de artigos.

- SOBRE O ENVIO DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE REPRODUÇÃO/PUBLICAÇÃO DE OBRA E CESSÃO DE DIREITOS PATRIMONIAIS:

O(s) autor(es) está (ão) ciente (s) da obrigatoriedade do envio do documento, devidamente preenchido e assinado pelo (s) autor (es) e por uma testemunha. O termo deve ser encaminhado em PDF, no ambiente de transferência de documentos suplementares (Passo 4 no processo de submissão no repositório científico). OBS: Apesar do texto explicativo referente ao passo 4 indicar que o processo é opcional, para o envio do Termo de Autorização de Reprodução/Publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais o procedimento se torna obrigatório. Portanto, o passo 4 é opcional no processo de submissão apenas para documentos suplementares que funcionam como um apêndice ao manuscrito, com o objetivo de auxiliar na compreensão e avaliação da submissão. O Termo de Autorização de Reprodução/Publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais encontra-se disponível na barra de navegação (menu superior da página do repositório científico da UnP).

- DA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Devem ser submetidos por meio de repositório científico da UnP pelo endereço https://repositorio.unp.br ou https://repositorio.unp.br/index.php/runpetro/user/register. Para isso, o(s) autor (res) deve (m) se cadastrar na revista e seguir os 5 passos da submissão. O artigo não deve conter o nome do (s) autor (es) e co-autor (es), instituições de vínculo e e-mail. Essas informações serão inseridas apenas no sistema do repositório científico UnP, em virtude da avaliação adotar o sistema blind review (avaliação cega por pares).

- DIREITOS AUTORAIS E PATRIMONIAIS

Não haverá pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração em espécie pela publicação de trabalhos na Revista. O(s) autor(es) cede(m) total, definitiva, exclusiva, irretratável e irrevogavelmente os direitos patrimoniais do texto/obra aceito para publicação na Revista RunPetro à APEC – Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.480.071/0001-40, com sede social na Avenida Floriano Peixoto, 295, Petrópolis, CEP 59.072-520, Natal/RN, mantenedora da Universidade Potiguar – UnP, assim como à Rede Internacional de Universidades Laureate Ltda., e respectivas afiliadas, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.728.655/0001-20, com sede na cidade de São Paulo/SP, na Rua Bela Cintra, 1.200,0 Conjuntos 51,52, 53 e 54, 5ª andar, Consolação, CEP 01415-001, conferindo-lhes o direito de reprodução, a partir da referida Revista, e em quaisquer de suas edições, no Repositório Científico da Universidade Potiguar - UnP ou em quaisquer outras plataformas, base de dados e/ou meios de divulgação/ disseminação do conteúdo, existentes ou que venham a ser inventados, nacionais ou estrangeiros, a título gratuito ou oneroso, nos quais venha a Revista a ser disponibilizada, cabendo-lhes, para tanto, as faculdades de edição, adaptação, revisão, publicação, transmissão ou retransmissão, comunicação ao público e distribuição, impressa e ou digitalmente, e licença ou relicenciamento, podendo, ainda, ceder e ou substabelecer, com ou sem reservas, e a que título for, os direitos ora cedidos, sem prejuízos de eventuais outras outorgas.

Ao submeterem seus textos, o (s) autor (es) concede (m) a todos os usuários do Repositório Científico da Universidade Potiguar o acesso livre a sua obra.

NORMAS TÉCNICAS

Os artigos devem ser apresentados observando-se as seguintes características técnicas:

- A ordem de apresentação dos itens deverá observar a NBR 6022 de 2003 (título, autoria, resumo, palavras chaves, texto, referências, apêndice, anexo, tradução do resumo).

- Formatação: Papel: A-4 (21,0 cm x 29,7 cm);

- Formato de texto: Word (DOC) ou RTF;

- Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;

- Fonte: Times New Roman;

- Tamanho: 12;

- Parágrafo: espaçamento anterior: 0, posterior: 0 pontos, entre linhas: 1,5, justificado;

- Número total de páginas do texto: 12 páginas incluindo texto, ilustrações e referências;

- Título do artigo com até 10 palavras, centralizado, em letras maiúsculas e negrito, nos idiomas português e inglês ou inglês e português ou espanhol e português;

- Resumo e abstract: Entre 100 e 250 palavras. Deverá ressaltar o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões;

- Palavras chaves em português e inglês/espanhol: de três a cinco;

- Citações: seguir NBR 10520 de 2002 da ABNT e adotar o sistema autor/data;

- Diagramas, quadros e tabelas devem ser apresentados com títulos e fontes completas;

- Referências: apenas aquelas citadas no corpo do trabalho e deverão ser apresentadas no final do texto, em ordem alfabética, observando-se a NBR 6023 de 2002 da ABNT;

- Notas de rodapé devem ser de natureza explicativa e reduzidas ao máximo;

- Informações complementares: em arquivo separado.

ENDEREÇO DA REVISTA

O email para contato é edunp@unp.br, não sendo este o endereço de submissão de textos para a revista.

RECOMENDAÇÕES

Solicitamos que o (s) autor (res) faça (m) uma verificação quanto às normas solicitadas, verifique (m) se todos os autores citados constam na lista de referências ao fim do trabalho e zele (m) para que seja encaminhado o Termo deAutorização de Reprodução/Publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais.