AVALIAÇÃO DA POLÍTICA E DO MARCO REGULATÓRIO DO GÁS NATURAL NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rhodiney Vaz Martins
Sinclair Guy Guerra

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o cenário do gás natural na matriz energética brasileira, destacando a política e o marco regulatório brasileiro ao longo das últimas décadas. O marco regulatório atual é marcado tanto pela incerteza de consumo como de fornecimento, principalmente devido ao acionamento das termoelétricas. A outras dificuldades no marco regulatório, como a regulação federal e estadual, que falta de clareza e homogeneidade entre elas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rhodiney Vaz Martins, UFABC

Graduação em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Graduação em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Pós Graduação Especialização pela Usp,Unicamp e Univesp. Tem experiência na aprendizagem baseada em problemas e projetos para cursos de educação a distância no ensino superior.  Mestre em Energia – UFABC  

Sinclair Guy Guerra, UFABC

Alcançou o título de livre docente pela Unicamp em 2004, depois do doutoramento em Economia da Energia na Université Paris III (1986), antecedido do mestrado em Economia de Empresas pela FGV (1981), com a graduação em Economia na Universidade de Marília (1966). Destaquem-se também pós doutorados realizados na Université Laval, no Québec/CA (1992/93) e no CRBC em Paris/FR (2001). Chefe de Gabinete entre 03/2007 e 08/2008 na UFABC, na qual foi admitido mediante concurso de títulos, documentos e provas em agosto de 2006, tendo nessa mesma entidade sido aprovado em concurso para professor titular em dezembro de 2006. É pesquisador PQ/CNPq 2. Parecerista ad-hoc do CNPq e da Fapesp. Desempenhou atividades acadêmicas no DE/FEM/UNICAMP e no PGE/IEE/USP. Entre 2010 e 2012 foi PVNS junto a UNIR/RO. Tem experiência em Economia da Energia, com ênfase em Planejamento e Operação de Sistemas Energéticos e Economia dos Combustíveis Fósseis, atuando em várias de suas vertentes.