UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS EM MALHA FECHADA NO DESENVOLVIMENTO DE CAMPOS DE PETRÓLEO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Davi Marubayashi Hidalgo
Paulo Couto
José Luis Drummond Alves

Resumo

Sistemas de controle com realimentação, ou sistemas em malha fechada, são utilizados em diversos campos da automação de processos industriais. Conceitos oriundos dessa área foram adaptados para o desenvolvimento de campos de petróleo. O sistema é o próprio reservatório de petróleo no qual irão atuar diversos controles (perfuração de poços, injeção de água, abertura e fechamento de poços). As respostas do sistema medidas (dados de perfil, dados de produção, testes de produtividade) servem de base para a tomada de decisões (como a perfuração de novos poços) que, por sua vez, irão alterar as respostas do sistema estimadas inicialmente. Assim, um desenvolvimento de campo de petróleo em malha fechada sob incertezas geológicas consiste em três principais etapas: otimizar o plano de desenvolvimento do campo baseado nas informações existentes, perfurar novos poços obtendo informações geológicas e de produção e atualizar os modelos baseando-se nas informações adquiridas. Este artigo tem como objetivo analisar os avanços obtidos nessa área, assim como apresentar quais as escolhas específicas que são feitas em cada uma das etapas desse processo. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Davi Marubayashi Hidalgo, Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A.

Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009). Iniciou na Petrobras em 2010, tendo concluído o Curso de Formação para Engenheiros de Petróleo com ênfase em Reservatórios e Produção, em 2011 pela Universidade Petrobras. É mestrando em Engenharia Civil na área de concentração de Petróleo e Gás da COPPE/UFRJ. Trabalha como Engenheiro de Petróleo na área de reservatórios da Gerência Executiva de Gestão Integrada de Ativos da Petrobras (E&P-GIA).

Paulo Couto, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica pela mesma universidade (2003) com sanduiche na Universidade de Clemson - EUA (2001-2002) financiado pela CAPES. Atualmente é Professor Adjunto Nível 1 do Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ atuando exclusivamente no Curso de Graduação em Engenharia do Petróleo. Também atua como Professor Colaborador no Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia do Petróleo, com ênfase em Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da engenharia de poços e engenharia de reservatórios. É membro da Sociedade dos Engenheiros do Petróleo (SPE - Society of Petroleum Engineers) desde 2004. É membro da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

José Luis Drummond Alves, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica dos Sólidos Computacional, elementos finitos, elementos discretos, problemas de contacto e impacto e computação de alto desempenho.