ANÁLISE DA ESTIMATIVA DE INCERTEZA NA MEDIÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA EM BIODIESEL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Gisele Damasceno Peixoto
Regina Celia Oliveira Brasil Delgado
Ana Catarina Fernandes Coriolano
Antonio Souza Araujo
Clóvis José Fernandes
Valter José Fernandes Junior
Amanda Duarte Gondim

Resumo

A incerteza ao se analisar o resultado de uma medição pode ser caracterizada pela falta de conhecimento exato do valor do mensurando, sendo uma indicação quantitativa da qualidade do resultado. Elevar o grau de certeza nas medições faz com que aqueles que utilizam os resultados possam avaliar e creditar confiabilidade aos métodos utilizados. A massa específica é um indicador importante de qualidade para combustíveis automotivos e biocombustíveis, afetando estocagem, manuseio e combustão. Este ensaio é executado de acordo com a norma ABNT NBR 7148, a qual temsido aplicada para ensaios em biodiesel. O trabalho proposto apresenta o procedimento para avaliação da incerteza relacionada à determinação da massa específica em biodiesel pelo método do densímetro. Observou-se que o componente de incerteza dominante é o relacionado à repetitividade das medições.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Gisele Damasceno Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Tecnologia em Controle Ambiental pelo IFRN, Graduação em Química pela UFRN. Gerente da Qualidade do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN

Regina Celia Oliveira Brasil Delgado, Universidade Potiguar/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Geologia Bacharelado pela UFRN, Mestrado em Geociências pela UFRN e Doutorado em Química pela UFRN. Professor DNS IV/TI da Universidade Potiguar-UNP.

Ana Catarina Fernandes Coriolano, Universidade Potiguar/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Geologia pela UFRN, Graduação em Direito pela FARN, Doutorado em Geologia - Geodinâmica e Geofísica pela UFRN, Especialização em Direito Público-Direito Ambiental pela FAL e ESMAT/RN e Pós-Doutorado no Instituto de Química da UFRN. Professora nível DNS IV/TI da Universidade Potiguar - UNP.

Antonio Souza Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Química

Graduação em Quimica Bacharelado pela UFRN, Mestrado em Química pela UFPB, Doutorado em Química pela USP,Pós-Doutoramento em Kent State University (Ohio, Estados Unidos). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Clóvis José Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Administração, Especialização em Marketing e Mestrado em Administração pela UFRN.Pesquisador em projetos de combustíveis e consultor em sistemas da gestão da qualidade

Valter José Fernandes Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Química

Químico pela UFRN, Doutor em Química Analítica pela USP. Professor titular do Instituto de Química e Pró-Reitor de Pesquisa da UFRN. Coordenador geral da Rede 12 da FINEP Coordenador da "Rede Norte de Laboratórios de Biocombustíveis" da FINEP/ANP. Coordenador do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes, LCL-UFRN.

Amanda Duarte Gondim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER

Graduação em Química - Bacharelado pela UFPB, Graduação em Química - licenciatura pela UFPB, Mestrado em Química pela UFPB e Doutorado em Química pela UFRN). Pós-doutoranda em Química da UFRN e atua como pesquisador no Laboratório de Catálise e Petroquímica da UFRN; Instrutor Educacional do Laboratório de Química ambiental do CTGAS ER.