Foco e Escopo

A Revista da Saúde e Biotecnologia é um periódico cientifico de circulação aberta e em formato eletrônico. O periódico vem substituir a revista Catussaba (ISSN 2237-3608) que teve a sua última edição publicada em setembro de 2016 (Ano 5, n° 1, out.2015/jan.2016).Tem como objetivo publicar contribuições originais científicas sobre temas relevantes para a saúde em geral, ampliando a difusão de artigos originais (experimentais, clínicos e revisão), consolidando este conhecimento dentro da comunidade científica nas seguintes linhas de pesquisa:

- Educação em saúde;

- Biotecnologia em saúde;

- Saúde coletiva;

- Investigação clínica e experimental em Saúde.

A revista observa, enquanto procedimentos editoriais para periódicos científicos, os seguintes quesitos:

a) Enquadramento no escopo da revista e atendimento estrito às normas para publicação;

b) Recomendação a partir da avaliação pelos pares;

c) Prioridade à descoberta científica;

d) Impacto sobre o campo científico da saúde.

 


Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação pelos pares

1 – Realização de uma análise prévia pelo editor da revista para verificar se o texto se enquadra dentro das linhas editoriais da mesma.

2 - Envio do texto para, no mínimo, dois avaliadores que, utilizando o sistema blind review, procederão à análise.

Os textos são avaliados em duas etapas, segundo os critérios de originalidade, relevância do tema, consistência teórica/metodológica e contribuição para o conhecimento na área.

(1)    Realização de uma análise prévia pelo editor da revista para verificar se o texto se enquadra dentro das linhas editoriais da mesma.

(2)    Envio do texto para, no mínimo, dois avaliadores que, utilizando o sistema blind review, procederão à análise. Depois de aprovado, o texto passará por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical. Após a análise do artigo, os autores são notificados sobre a decisão dos avaliadores. O resultado da decisão poderá ser de quatro formas:

a)      Aceito sem revisões (ou mínimas revisões).

b)      Aceito com revisão.

c)        Sugestão de ressubmissão (onde terá um novo parecer).

d)       Rejeitado. Caso dois avaliadores rejeitarem-no, o autor será informado. Se tiver um aceite e uma rejeição, será encaminhado para um terceiro avaliador. Se o aceite for com alterações, os editores avaliarão se as alterações foram efetivadas satisfatoriamente ou se deverá ser revisto pelo (s) avaliador (es).

 (3)    Caso os revisores apresentem questionamentos, o artigo será devolvido para que os autores, através de uma carta resposta, possam pontuar cada item levantado por cada revisor, aceitando ou refutando as sugestões. Em caso de aceitação destas sugestões provenientes do processo revisional do artigo, fica a cargo dos autores a adequação do texto utilizando a ferramenta de revisão do word (ou similar).

 Os editores e avaliadores se reservam o direito de propor alterações nos originais, buscando manter a qualidade da publicação. Definições, conceitos, afirmações e opiniões expressados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeterem o texto para este periódico, o (s) autor (es) está (ão) aceitando as diretrizes para publicação, bem como na autorização da publicação dos textos.

Periodicidade

Publicação quadrimestral (julho, novembro e março) da Escola da Saúde da Universidade Potiguar (UnP).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista da Saúde e Biotecnologia, iniciada em 2017, vem como substituição à Catussaba (ISSN 2237-3608) que foi publicada de 2011 a 2015.