Comparação da flexibilidade de praticantes de treinamento resistido e praticantes de caminhada / Comparison of the flexibility of resistant training practicers and walking practicers

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Márcio Souza de Lima
Ana Carolina Silva Lima
Franciane Batista Basílio
Ewerton Dantas Cortês Neto
Rodrigo Marcel Valentim da Silva

Resumo

Introdução: A flexibilidade é a capacidade do músculo estender-se movimentando uma ou mais articulações em uma determinada amplitude de movimento (ADM). Objetivo: Investigar o nível de flexibilidade de praticantes de treinamento resistido e de caminhada. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado em uma academia e parques públicos da cidade do Natal RN. Os testes usados foram um adimensional (Flexiteste) e um linear (teste de sentar e alcançar) em 60 indivíduos 30 do gênero masculino e 30 do gênero feminino, com idades entre 20 e 40 anos, sem lesões neuromusculares, que praticavam treinamento resistido visando à hipertrofia muscular e caminhada há pelo menos três meses, três vezes por semana. Resultados: Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na investigação da flexibilidade entre o grupo que praticava treinamento resistido e o grupo que praticava caminhada, porém na comparação intergrupos em ambos os gêneros avaliados através do método flexiteste, o grupo treinamento resistido obteve classificação médio positivo em comparação com o grupo caminhada. Quando comparado através do método de Wells a predominância foi de flexibilidade fraca para o grupo caminhada. Houve predominância de flexibilidade média positiva para os praticantes do gênero masculino no flexiteste, no entanto a predominância foi de flexibilidade fraca para o mesmo gênero no método Wells. Conclusão: Conclui-se que devem ser realizados novos estudos com um número amostral maior, controle do ciclo menstrual das mulheres envolvidas e controle etário homogêneo para analise estatística, se há ou não influencia do treinamento resistido em comparação com a caminhada nos níveis de flexibilidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos Experimentais
Biografia do Autor

Márcio Souza de Lima, Universidade Gama Filho (UGF).

Educador Físico. Especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício.

Ana Carolina Silva Lima, Universidade Gama Filho (UGF)

Educador Físico. Especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício.

Franciane Batista Basílio, Faculdade Maurício de Nassau (FMN)

Fisioterapeuta.

Ewerton Dantas Cortês Neto, Professor da Universidade Potiguar

Mestre em Ciências da Saúde.

Rodrigo Marcel Valentim da Silva, Doutorando em Fisioterapia. Professor da Faculdade Maurício de Nassau (FMN) e da Faculdade Estácio do Rio grande do Norte.

Doutorando em Fisioterapia.