Foco e Escopo

A Revista Tecnologia & Informação da Universidade Potiguar – Tec&Info - é um periódico científico Quadrimestral, de circulação aberta e gratuita, vinculado a Escola de Engenharias e Exatas da Universidade Potiguar.

A Revista Tecnologia & Informação tem como objetivo ampliar a difusão de artigos técnico-científicos, voltadas as pesquisas correlatas ao desenvolvimento, aplicação e aperfeiçoamento dos elementos tecnológicos nos diferentes segmentos industriais e prestação de serviços, alinhada aos elementos das ciências da informação, seja em recursos físicos ou no gerenciamento dessas. Dentro das Linhas de Pesquisa que compreendem os trabalhos publicados, tem-se:

Engenharia de Segurança do Trabalho;

Engenharia de Produção;

Engenharia Civil;

Engenharia Agrícola e Agronômica;

Engenharia Mecânica;

Engenharia de Alimentos;

Engenharia Elétrica;

Engenharia e Gestão Ambiental e Sanitária;

Ciências e Engenharia da Computação;

Pesquisas de Mercado e Gestão da Informação;

Sistemas e Segurança da Informação;

Arquitetura e Urbanismo;

Interdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são avaliados em duas etapas, segundo os critérios de originalidade, relevância do tema, consistência teórica/metodológica e contribuição para o conhecimento na área.

1 – Realização de uma análise prévia pelo editor da revista para verificar se o texto se enquadra dentro das linhas editoriais da mesma.

2 – Envio do texto para, no mínimo, dois avaliadores que, utilizando o sistema blind review (avaliação cega por pares), procederão à análise. Depois de aprovado, o texto passará por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical. Após a análise do artigo, os autores são notificados sobre a decisão dos avaliadores. O resultado da decisão poderá ser de quatro formas:

a)      Aceito sem revisões (ou mínimas revisões)

b)      Aceito com revisão

c)       Sugestão de ressubmissão (onde terá um novo parecer)

d)      Rejeitado. Caso dois avaliadores rejeitarem-no, o autor será informado. Se tiver um aceite e uma rejeição, será encaminhado para um terceiro avaliador. Se o aceite for com alterações, os editores avaliarão se as alterações foram efetivadas satisfatoriamente ou se deverá ser revisto pelo (s) avaliador (es).

3 – Caso os revisores apresentem questionamentos, o artigo será devolvido para que os autores, através de uma carta resposta, possam pontuar cada item levantado por cada revisor, aceitando ou refutando as sugestões. Em caso de aceitação destas sugestões provenientes do processo revisional do artigo, fica a cargo dos autores a adequação do texto utilizando a ferramenta de revisão do word (ou similar).

Os editores e avaliadores se reservam o direito de propor alterações nos originais, buscando manter a qualidade da publicação. Definições, conceitos, afirmações e opiniões expressados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeterem o texto para a Revista Tecnologia & Informação, o (s) autor (es) está (ão) aceitando as normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos textos.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Normas para Publicação

NORMAS EDITORIAIS

 

Os artigos submetidos à apreciação da Tecnologia & Informação devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. As contribuições para a revista serão de fluxo contínuo, não havendo data limite para a submissão de artigos. Para os colaboradores estrangeiros, somente serão aceitos originais em espanhol e inglês.

Condições de Submissão

As submissões devem ser feitas por doutores, em autoria única ou em coautoria.

A revista aceita artigos de doutorandos, mestres e mestrandos em parceria com doutores.

Alunos de graduação poderão enviar artigos em parceria com o professor orientador com titulação mínima de mestre.

Todas as pessoas designadas como autores deverão preencher corretamente os requisitos de autoria. Cada um dos autores deve ter participado nos trabalhos de tal modo que possa assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo.

A qualificação como autor deverá ser baseada apenas em contribuições substantivas para:

• A concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados;

• A redação do artigo ou a sua revisão crítica no respeitante a conteúdos conceituais importantes; e a aprovação final da versão a publicar.

Todos os membros do grupo que são referidos como autores, quer os seus nomes sejam designados sob o título quer em nota de rodapé, devem preencher todos os requisitos de autoria acima indicados. Os nomes dos membros do grupo que não cumprirem esses critérios devem ser listados, com a sua autorização, nos agradecimentos ou num apêndice.

Envio do Termo de Autorização de Reprodução/publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais

O(s) autor(es) está (ão) ciente (s) da obrigatoriedade do envio do documento, devidamente preenchido e assinado pelo (s) autor (es) e por uma testemunha. O termo deve ser encaminhado em PDF, no ambiente de transferência de documentos suplementares (Passo 4 no processo de submissão no repositório científico). OBS: Apesar do texto explicativo referente ao passo 4 indicar que o processo é opcional, para o envio do Termo de Autorização de Reprodução/Publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais o procedimento se torna obrigatório. Portanto, o passo 4 é opcional no processo de submissão apenas para documentos suplementares que funcionam como um apêndice ao manuscrito, com o objetivo de auxiliar na compreensão e avaliação da submissão. O Termo de Autorização de Reprodução/Publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais encontra-se disponível na barra de navegação (menu superior da página do repositório científico da UnP).

Submissão de artigos

Os artigos devem ser submetidos por meio de repositório científico da UnP pelo endereço https://repositorio.unp.br ou https://repositorio.unp.br/index.php/tecinfo/user/register. Para isso, o(s) autor (res) deve (m) se cadastrar na revista e seguir os 5 passos da submissão. Em virtude da avaliação adotar o sistema blind review (avaliação cega por pares), as informações sobre autoria devem ser incluídas exclusivamente no campo Resumo da biografia, na seção Perfil, no momento do cadastro do autor: nome, titulação, instituição de origem e outras informações consideradas relevantes. O texto enviado para Tecnologia & Informação não pode ter nenhuma indicação de autoria ou vínculo institucional, para que o material seja analisado de maneira absolutamente impessoal. Caso sejam necessárias informações adicionais que vinculem o texto ao autor, as mesmas poderão ser adicionas na versão final para publicação, caso o material seja aceito.

Direitos autorais e patrimoniais

Não haverá pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração em espécie pela publicação de trabalhos na Revista. O(s) autor(es) cede(m) total, definitiva, exclusiva, irretratável e irrevogavelmente os direitos patrimoniais do texto/obra aceito para publicação na Revista Tecnologia & Informação à APEC – Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.480.071/0001-40, com sede social na Avenida Floriano Peixoto, 295, Petrópolis, CEP 59.072-520, Natal/RN, mantenedora da Universidade Potiguar – UnP, assim como à Rede Internacional de Universidades Laureate Ltda., e respectivas afiliadas, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.728.655/0001-20, com sede na cidade de São Paulo/SP, na Rua Bela Cintra, 1.200,0 Conjuntos 51,52, 53 e 54, 5ª andar, Consolação, CEP 01415-001, conferindo-lhes o direito de reprodução, a partir da referida Revista, e em quaisquer de suas edições, no Repositório Científico da Universidade Potiguar - UnP ou em quaisquer outras plataformas, base de dados e/ou meios de divulgação/disseminação do conteúdo, existentes ou que venham a ser inventados, nacionais ou estrangeiros, a título gratuito ou oneroso, nos quais venha a Revista a ser disponibilizada, cabendo-lhes, para tanto, as faculdades de edição, adaptação, revisão, publicação, transmissão ou retransmissão, comunicação ao público e distribuição, impressa e ou digitalmente, e licença ou relicenciamento, podendo, ainda, ceder e ou substabelecer, com ou sem reservas, e a que título for, os direitos ora cedidos, sem prejuízos de eventuais outras outorgas.

Ao submeterem seus textos, o (s) autor (es) concede (m) a todos os usuários do Repositório Científico da Universidade Potiguar o acesso livre a sua obra.

NORMAS TÉCNICAS

 

Quantidade de páginas

A revista contempla artigos científicos com um mínimo de 08 (oito) e o máximo de 12 (doze) páginas.

Formato dos artigos

Os artigos devem ser submetidos por meio do Repositório

Científico da UnP (www.repositorio.unp.br) e configurados para papel A4, observando

as seguintes indicações:

• margens esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm;

• os parágrafos devem ser justificados;

• recuo da primeira linha em 2 cm da margem esquerda;

• espaçamento um e meio (1,5 linha) entre linhas, exceto nas notas de fim;

• a fonte a ser utilizada é a Arial, tamanho 12, exceto nas notas de fim (Arial, 10).

 

Estrutura textual

Normas técnicas da ABNT necessárias à elaboração dos artigos: NBR 10520, NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028.

O texto de estudos observacionais e experimentais é em geral (mas não necessariamente) dividido em seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. Os artigos extensos podem necessitar de subtítulos em algumas seções (em especial nas seções Resultados e Discussão) para tornar mais claro o seu conteúdo.

Título

Título na língua de origem e inglês.

Resumo e Palavras-chave

A segunda página deve incluir um resumo (não ultrapassando 150 palavras para resumos não estruturados ou 250 palavras para resumos estruturados). O resumo deve explicitar os objetivos do estudo ou investigação, a metodologia básica (seleção da população a estudar ou dos animais de laboratório, métodos de observação e de análise), os resultados principais (fornecendo dados específicos e, se possível, a respectiva significância estatística), e as principais conclusões. Deve realçar os aspectos novos e importantes do estudo ou das observações.

Abaixo do resumo os autores devem indicar, de 3 a 5 palavras-chave ou frases curtas que possam auxiliar a indexação múltipla do artigo e possam ser publicadas com o resumo.

 

Introdução

Indicar o objetivo do artigo e resumir a fundamentação do estudo ou da observação. Fornecer apenas referências rigorosamente pertinentes e não incluir dados ou conclusões do trabalho a que se refere o artigo.

Métodos

Descrever com clareza o modo de seleção das unidades de observação ou experimentação. Identificar os métodos, os aparelhos (indicar entre parêntesis o nome e morada dos fabricantes), e os procedimentos usados com o pormenor suficiente para permitir a outros investigadores reproduzir os resultados. Fornecer referências para os métodos consagrados, incluindo os métodos estatísticos; fornecer referências e fazer uma breve descrição dos métodos que foram publicados, mas não são muito conhecidos; descrever os métodos novos ou substancialmente modificados, indicar as razões pelas quais se utilizam e avaliar as suas limitações.

Os autores que apresentam para publicação manuscritos de revisão deverão incluir uma seção descrevendo os métodos usados para localizar, selecionar, deduzir e selecionar os dados. Estes métodos deverão também ser indicados sumariamente no resumo.

Os modelos matemáticos devem ser pormenorizados, detalhando padrões de alimentação de dados e critérios de corte. Estudos com dados experimentais deverão apresentar forte tratamento estatístico, com métodos apropriados.

 

Ética

Quando se relata experimentação com pessoas, indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos da entidade (institucional ou regional) responsável pela experimentação humana e com a Declaração. Não mencionar nomes, iniciais ou números de processos de pacientes, particularmente em qualquer tipo de ilustração.

Quando se relata experimentação com animais, indicar se, no respeitante aos cuidados e utilização de animais de laboratório, foram seguidas as indicações da instituição ou de uma autoridade nacional de investigação, ou de alguma legislação nacional.

Incluir na seção Métodos uma descrição geral da metodologia. Quando os dados são resumidos na seção Resultados, especificar os métodos estatísticos usa dos para os analisar. Restringir quadros e figuras aos necessários para explicitar a fundamentação do artigo e avaliar da sua solidez. Usar gráficos em vez de quadros com muitas entradas; não duplicar os dados em gráficos e quadros. Definir os termos estatísticos, as abreviaturas e a maioria dos símbolos.

 

Resultados e Discussão

Apresentar os resultados em sequência lógica através de texto, quadros e figuras. Não repetir no texto todos os dados incluídos nos quadros ou figuras; realçar ou resumir apenas as observações importantes.

Realçar os aspectos novos ou importantes do estudo e as conclusões deles decorrentes. Não repetir em pormenor dados ou outro material incluído nas seções Introdução ou Resultados. Incluir na seção Discussão as implicações e limitações dos resultados, incluindo as suas implicações para a investigação futura. Relacionar as observações com outros estudos importantes.

Relacionar as conclusões com os objetivos do estudo, mas evitar afirmações não fundamentadas e conclusões que não se baseiem totalmente nos dados. Os autores devem fazer correlações sobre benefícios econômicos e custos. Evitar reclamar prioridade para, ou fazer alusão a trabalhos não completados. Enunciar novas hipóteses quando tal é possível, mas assinalá-las claramente como tal. Quando for apropriado, podem incluir-se recomendações.

Agradecimentos

Num local apropriado do artigo (rodapé da página de título ou apêndice ao texto; ver as normas da revista) deverão incluir-se uma ou mais frases especificando as contribuições que justifiquem um agradecimento, seja por apoio ou auxílio técnico, ou mesmo por apoio financeiro e material, cuja natureza deve ser especificada.

 

Citações e referências

O pesquisador deve citar em seu trabalho a autoridade em que se baseia cada afirmação, opinião ou fato. Qualquer omissão pode tirar o mérito ou seriedade da investigação. A citação é a menção no texto de uma informação obtida de outra fonte. É utilizada para enfatizar e/ou comprovar as ideias desenvolvidas pelo autor.

As citações podem ser extraídas de publicações formais (livros, artigos de periódicos, anais, teses, material disponibilizado na internet) e informais (cartas, e-mails, listas de discussão, comunicação pessoal, artigos apenas submetidos para publicação), podendo ser diretas e indiretas. Os exemplos de citações devem cumprir critério de citações Autor (data).

 

Endereço da Revista

O e-mail para contato é edunp@unp.br. Não sendo esse o endereço de submissão de textos para a revista.

 

Recomendações

Solicitamos que o (s) autor (res) faça (m) uma verificação quanto às normas solicitadas, verifique (m) se todos os autores citados constam na lista de referências ao fim do trabalho e zele (m) para que seja encaminhado o Termo de Autorização de Reprodução/Publicação de Obra e Cessão de Direitos Patrimoniais.