OTIMIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DO FENOL EM ÁGUA PRODUZIDA POR RADIAÇÃO UV – EFEITO SINERGÉTICO DA CINÉTICA DE ADSORÇÃO DE POLUENTES EM SiO2

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dulcimara Pereira da Silva
Silas Rocha
Fabio P. Fagundes
Victor Hugo Delgado

Resumo

Devido ao crescente volume de resíduos em todo o mundo, o resultado e o efeito da descarga de água produzida no ambiente ultimamente tem se tornado uma preocupação ambiental. Nos últimos anos, os processos oxidativos avançados (POAs) têm sido amplamente utilizados para degradar poluentes orgânicos em água produzida. Basicamente, POAs são definidos como os processos que geram radicais hidroxila (-OH) e de ataque posterior sobre os compostos poluentes, conseqüentemente, melhorando as taxas de degradação. Entre os vários poluentes nocivos e tóxicos derivados de água produzida, a concentração de fenol representa um dos poluentes mais importantes a serem eliminados do meio ambiente. Por esta razão, o uso de radiações UV tem sido considerada como uma das principais alternativas para o tratamento da água produzida. Além disso, a literatura refere a utilização de materiais porosos, para remover o fenol a partir de águas residuais. Os porosos mais comuns são polímeros sintéticos, nanoesferas de carbono e de carbono activado, no entanto, algumas desvantagens foram observadas, tais como : baixa capacidade de adsorção e de custo elevado. Neste contexto, uma alternativa seria a utilização de sílica ( SiO2 ) como material adsorvente, devido à sua distribuição de tamanho de poro, a presença de grupos funcionais de superfície e um custo mais baixo em comparação com outros materiais. Assim, um desafio-chave refere-se a otimização e compreensão dos principais fatores que afetam os mecanismos de degradação de fenol em água produzida em associação à sílica como material adsorvente - efeito sinérgico. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo otimizar o processo para a degradação de fenol em água produzida pela radiação UV, avaliando as principais variáveis ​​: temperatura, salinidade, concentração de sílica e fenol.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabio P. Fagundes, UNP

Possui graduação (2004), mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase nas seguintes sub-áreas: Caracterização de polímeros, sistemas de liberação de fármacos e energias renováveis – produção de biodiesel via catálise química e enzimática, processos enzimáticos para obtenção de produtos derivados da biomassa, imobilização de enzimas para fins industriais, fluidos de perfuração, completação e géis de fraturamento. Atuou na empresa Newpark Drilling Fluids como químico de fluidos.

Victor Hugo Delgado, UNP

Graduando em engenharia