INFLUÊNCIA DA CURA POR IMERSÃO EM CONCRETOS CONVENCIONAIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hugo Alessandro Almeida Diniz
ITALO VALE MONTE JUNIOR
SAMUEL SILVA DE OLIVEIRA
Kalina J. Marques de Sousa

Resumo

A cura é uma das principais etapas na execução do concreto, onde tem participação direta no processo de hidratação da pasta de cimento, que envolve os agregados e confere a conexão estrutural molecular. O objetivo desta etapa é a vedação do concreto, mantendo a água de amassamento no seu interior, evitando a retração e o transporte de substâncias que poderão interferir na hidratação. O presente trabalho buscou comparar o processo de cura por imersão com o processo de cura ao ar livre, verificando sua influência nas propriedades mecânicas do concreto. Para obter os resultados, realizou-se ensaios de resistência à compressão axial em seis idades, por um período de 70 dias. Observou-se um aumento médio de 14% na resistência a compressão dos corpos de prova com cura por imersão em relação ao referencial. Com base nos resultados, podemos concluir que a cura por imersão melhora o desempenho mecânico do material estudado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hugo Alessandro Almeida Diniz, Universidade Potiguar

Profissional na área da Construção Civil, com conhecimento técnico adquirido por cursos de graduação, técnico e de extensão, para aperfeiçoamento e capacitação operacional. Experiência nas áreas de Laboratório de materiais e solos; e de criação e gerenciamento de projetos de instalações e arquitetônico. Granduando em Engenharia Civil na Universidade Potiguar. Atuante e vinculado aos projetos de ensino (PET), extensão e pesquisa (E-labora) da Escola de Ciencias e Exatas na referida universidade.

ITALO VALE MONTE JUNIOR, PROFESSOR UNP

Engenheiro Civil formado pela Universidade Potiguar - UnP (2011). Pós-Graduado em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Hídricos (UnP). Professor do curso de Graduação em Engenharia Civil nas disciplinas de Construção Civil I e II, Ciência e Tecnologia dos Materiais, e do curso de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia na Construção Civil (lato sensu) na disciplina de Inovações de Sistemas Construtivos, ambos na Universidade Potiguar - UnP. Possui curso Técnico em Construção Civil, com habilitação em tecnologia de construção predial (1998), curso Técnico de Segurança do Trabalho (2005). Tem experiência na execução de obras de construção habitacional, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

SAMUEL SILVA DE OLIVEIRA, Universidade Estácio de Sá

Graduando de Engenharia Civil, na universidade Estácio de Sá.

Kalina J. Marques de Sousa, Universidade Potiguar

Graduanda de Engenharia Civil, na universidade Potiguar