CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA ANÁLISE DO QUANTITATIVO DE ACIDENTES DE TRABALHO OCORRIDOS NA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DURANTE O PERÍODO DE 2010 A 2012 (NO BRASIL).

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabrielle Couceiro Costa

Resumo

A atividade de construção civil, especificamente a área da construção de edifícios, tem uma alta demanda de trabalhadores, possuindo, consequentemente, um alto índice de acidentes de trabalho. Isso torna essencial o estudo sobre os aspectos dos acidentes laborais no país, traçando um panorama da atual situação nacional frente a esse problema. A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos acidentes de trabalho no Brasil durante o período de 2010 a 2012, especialmente na área da construção civil, detalhando os índices característicos de cada região brasileira. Foram usados dados do Ministério da Previdência Social, onde foi verificado o anuário estatístico de acidentes de trabalho no triênio 2010, 2011 e 2012. Os resultados mostram variações dos índices de acordo com as características de cada região brasileira, sendo necessária uma atenção prioritária do governo, empregadores e entidades de representação trabalhista, com o intuito de realizar um trabalho de planejamento regionalizado e efetivo de prevenção aos acidentes de trabalho.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabrielle Couceiro Costa, Universidade Potiguar.

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Potiguar – UnP. Tecnóloga em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN