Avaliação econômica do impacto do selo verde em postos revendedores de combustíveis de Natal-RN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luisa Câmara Medeiros de Araújo

Resumo

Neste trabalho, buscou-se quantificar os custos ambientais associados à obtenção do selo verde, para casos de postos localizados no município de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Tal processo considerou as estratificações das amortizações do capital envolvido e as limitações de repasse desse custo ao mercado consumidor, sendo feita uma avaliação de impactos de mercado, quanto à rentabilidade desses investimentos e os impactos advindos aos consumidores, em termos dos descontos e valores médios praticados na região. Considerando os resultados obtidos, foi possível concluir que os investimentos ambientais para regularização dos empreendimentos têm grande impacto no retorno econômico dos valores empregados, sobretudo, paraas categorias 3 (regularização com aquisição de equipamentos ecológicos e remoção de passivo ambiental apenas no solo) e 4 (regularização com aquisição de equipamentos ecológicos, recuperação do solo contaminado e tratamento da água subterrânea), cujo nível de impacto ao meio ambiente é mais severo. Observou-se que as perdas no valor presente líquido podem atingir nível de R$ 180 mil, bem como a perda na taxainterna de retorno ser da ordem de 5%, o que, comparando aos níveis de rendimento da poupança, são extremamente impactantes para o nível de risco envolvido. O custo do selo verde é um elemento decisivo para o mercado e competividade do empreendimento e, sendo um elemento por força de lei, torna-se de extremo risco para a saúde financeira dos empreendimentos. Entretanto, é uma aplicação clara do princípio da legislação brasileira do “poluidor-pagador”

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luisa Câmara Medeiros de Araújo, (UNI-RN).

Biológa pela UnP. Especialização em Gestão e Perícia Ambiental (UNI-RN).