Analise de riscos do beneficiamento da cal no município de Governador Dix-Sept Rosado no estado do Rio Grande do Norte

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Iarajane Bezerra Nascimento
Alana Cristina França Costa
Ana Paula Alves Cunha
Fernanda Negreiros Moura

Resumo

Os riscos físicos têm ocupado um grande espaço nas discussões referentes à saúde e segurança dos trabalhadores, nos diversos segmentos produtivos. Dentre essas atividades a indústria de calcificação encontra-se entre as mais carentes de estudos técnicos e de ordenamento para uma gestão efetiva dos riscos associados. O objetivo do presente estudo foi analisar os riscos físicos sobre o processo de beneficiamento da cal. A pesquisa foi realizada com a aplicação da metodologia de Análise Preliminar de Riscos (APR), observando-se os casos do município de Governador Dix-Sept Rosado, no estado do Rio Grande do Norte. O mapeamento dos resultados direciona para uma presença de vinte riscos, tendo sido identificados nos níveis mais críticos as questões que envolvem o calor oriundo de fornos e o ruído. O estudo mapeia tal cenário e aponta oportunidades de melhoria para o referido segmento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Iarajane Bezerra Nascimento, UFERSA

Alana Cristina França Costa, UNP

Graduada em  Engenharia Agronomia UFERSA e estudante da Especialização  em Engenharia de Segurança de Trabalho pela UNP.

Ana Paula Alves Cunha, UNP

Graduada em Engenharia Agronomica pela UFERSA  e estudante da Especialização em Engenharia de Segurança de Trabalho pela UNP 

Fernanda Negreiros Moura, UNP

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFERSA e estudante da Especialização em Segurança do Trabalho da UNP.