UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL EXTREME PROGRAMING (XP) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DO RAMO DE TECNOLOGIA E SERVIÇOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wendy de Souza Bezerra
Carla Avelar da Conceição

Resumo

O contexto competitivo atual, força as organizações a se posicionarem de tal forma que tenham vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. A garantia de sobrevivência nesse mercado advém da capacidade que as empresas apresentam de se inovarem e aperfeiçoarem seus processos e métodos gerenciais. A metodologia Extreme Programming (XP), é uma ferramenta orientada à área de tecnologia da informação, no entanto, surgiu no contexto da área administrativa, com o objetivo de ajudar na execução dos processos internos das empresas, obtendo respostas mais ágeis, simples, propagando um melhor clima organizacional, baseando-se em valores como a comunicação, simplicidade, feedback e o respeito.  No presente trabalho foi analisado se a metodologia em estudo, freqüentemente utilizada em processos de TI, pode ser utilizada de maneira eficiente e eficaz nos processos gerenciais de uma empresa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso numa empresa de Tecnologia e Serviços S/A, pertencente ao ramo de tecnologia,                                                        que emprega em todos os setores da sua organização a metodologia Extreme Programming (XP) Os resultados observados com a pesquisa indicaram que a metodologia XP pode ser aplicada em empresas, sobretudo, do ramo de tecnologia por possuir características mais liberais, criativas e menos tradicionais. Também, por ser um método simples e econômico, resultou em melhorias no clima organizacional, relacionamento interpessoal, feedback, comunicação e na disseminação do conhecimento dentro da empresa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wendy de Souza Bezerra, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Potiguar (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é professora  na Universidade Federal de Goiás - CAC e UNICAT - pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de pessoas e estratégia empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas:estratégia empresarial, empreendedorismo na internet, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Marketing Estratégico.