Gestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável: Formar e Reter Pessoas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Liane José Patrício Monteiro
Marta Gorete Rodrigues Ornelas
Ilda Maria Morais Massano Cardoso

Resumo

A responsabilidade social interna está relacionada à área de Gestão de Recursos Humanos, e envolve todas as atividades desenvolvidas pela gestão dos colaboradores na organização, com ênfase no investimento no capital humano, na saúde, na segurança, na gestão da mudança, entre outros. O objetivo foi identificar a adoção de práticas socialmente responsáveis de Gestão de Recursos Humanos nas dez maiores empresas localizadas em Portugal, de acordo com o site “Maiores empresas Portuguesas”, relacionadas aos subsistemas Formar e Reter Pessoas. A investigação desenvolvida foi qualitativa, do tipo documental. Para o tratamento dos dados, as práticas de Formar e Reter Pessoas foram ordenadas em categorias e subcategorias. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas investigadas adotam 13 categorias, sendo duas no subsistema Formar Pessoas e 11 no subsistema Reter Pessoas. Pode-se concluir que as dez maiores empresas localizadas em Portugal estão a adotar, em relação aos subsistemas Formar Pessoas e Reter Pessoas, práticas socialmente responsáveis, que vão além da obrigatoriedade legal, como investir no desenvolvimento de competências e no desenvolvimento profissional, na saúde do trabalhador, na segurança ocupacional, cultura e lazer, gestão participativa e na manutenção da empregabilidade e preparação para a reforma.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liane José Patrício Monteiro, Instituto Superior Miguel Torga – ISMT – Coimbra

Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Instituto SUperior Miguel Torga (Coimbra)

Marta Gorete Rodrigues Ornelas, Instituto Superior Miguel Torga - ISMT

Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra-Portugal).

Ilda Maria Morais Massano Cardoso, Instituto Superior Miguel Torga – ISMT – Coimbra

Doutora em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga – ISMT – Coimbra – Portugal e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - Portugal.