INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS EM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORDESTE DO RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucas Mostardeiro Lemos
Vitória Cristina Nunes
Vitória Perini Gobbi
Marcia Rohr Cruz
Maria Emilia Camargo

Resumo

As startups cresceram no Brasil, na última década. No entanto, muitos empreendedores após idealizar seus negócios, encontram dificuldades para colocá-los no mercado e torná-los escaláveis. Esse artigo teve como objetivo identificar técnicas e ferramentas de inovação que contribuem para a criação de startups. A base teórica utilizada versa sob o contexto econômico das startups e suas fases de desenvolvimento, conceitos, técnicas e ferramentas de inovação. Além de temas como: empreendedorismo, explicando os processos de idealização de negócios, benefícios para a economia e para as pessoas; startups, abordando sobre o conceito e processos de criação; ferramentas de inovação, explicando sobre a importância para a tomada de decisão na criação de um modelo de negócio e tipos de ferramentas como os drivers de inovação, radar da inovação, e framework de negócio. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, sendo entrevistados um presidente de uma entidade de classe empresarial, um diretor de uma incubadora e um gestor público de um município. Dentre os principais resultados, notou-se que as ferramentas radar da inovação, drivers da inovação e framework de negócio são benéficas para a idealização de startups para os empreendedores em suas diferentes fases de criação, implementação e maximização de lucros.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucas Mostardeiro Lemos, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Estudante de Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Vitória Cristina Nunes, Universidade de Caxias do Sul

Estudante de Medicina Veterinária na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC FAPERGS.

Vitória Perini Gobbi, Universidade de Caxias do Sul

Estudante de Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista de Iniciação Científica BIC UCS.

Marcia Rohr Cruz, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado voluntário em Administração - Inovação Social - Universidade de Caxias do Sul. Pós-Doutorado em Administração - Gestão do Agronegócio - Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES) 2014 - 2016. Doutorado em Administração em Associação Ampla Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. 

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal.