UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE VULNERABILIDADE DE INFRAESTRUTURA URBANA: a cidade média como referencia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luziana Nunes Queiroz
Magdi Ahmed Aloufa
Ione Rodrigues Morais

Resumo

Os estudos acerca do tema expansão citadina revelam a importância de se refletir sobre infraestrutura urbana, por ser esta uma das variáveis que influenciam nas condições de vida da população, configurando-se um indicador de vulnerabilidade social. Com base nesse pressuposto, desenvolveu-se uma investigação com o objetivo de analisar a relação entre expansão citadina e infraestrutura urbana, tendo Caicó (Brasil) como referência empírica. Reconhecendo a importância de uma abordagem quantitativa e qualitativa, elaborou-se uma proposta do que se chamou de Indicadores de Vulnerabilidade de Infraestrutura Urbana – IVIU a partir de um conjunto de temas e indicadores, levando-se em conta estudos que contemplam o tema vulnerabilidade sob diferentes perspectivas. Metodologicamente, o trabalho aportou-se em pesquisa bibliográfica e documental. Para fins de aplicação do IVIU e identificação do que foi denominado de bairros de formação antiga e bairros de formação recente, o marco temporal foi o ano de 1980, quando teve início a fase mais recente de expansão urbana de Caicó. Considerando as variáveis e indicadores que serviram de referência à proposta de IVIU para Caicó, verificou-se que a cidade obteve índice médio de 0,188, correspondente a um nível bastante insatisfatório, Portanto o estudo evidenciou a não existência de correlação entre expansão citadina e vulnerabilidade da infraestrutura. Isso porque a condição de vulnerabilidade de infraestrutura se apresentou dispersa por toda a cidade, não se restringindo a bairros de formação recente, o que se mostra preocupante, haja vista a condição de vulnerabilidade a que está submetida uma parcela considerável da população local.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luziana Nunes Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus Caicó, do curso de Ciências Contabeis doutorando do curso do PRODEMA UFRN.

Magdi Ahmed Aloufa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Cairo (1977), mestrado em Fitopatologia - Université Paris-Sud 11 (1981) e doutorado em Biologia e Fisiologia Vegetal - Université Pierre et Marie Curie (1984). Atualmente é vice - coordenador do curso de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: in vitro, germinação, micropropagacão, cultura de tecidos e tamareira.

Ione Rodrigues Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão. No campo da pesquisa atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, principalmente nos seguintes temas: organização do espaço, desenvolvimento regional, crescimento urbano e desenvolvimento, meio ambiente e economia. Integra o corpo docente dos programas de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe), de Pós-graduação em Geografia -Mestrado Profissional (GEOPROF) e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).