MATERIALISMO NA ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR INVESTIGATIVO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosiane Oswald Flach
Jéssica Marasca

Resumo

Nos estudos que abordam o comportamento do consumidor, o materialismo tem sido um dos diversos fatores apontados como influenciadores do comportamento compulsivo de compra. Neste sentido, este estudo busca compreender como os construtos de autoestima, celebridades, comunicação com os amigos e propagandas estão relacionados com o materialismo entre adolescentes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva aplicada por meio de um grupo focal. A amostra compreendeu 21 adolescentes de 12 a 18 anos. Os resultados indicam que o atributo de comunicação com os amigos se relaciona de maneira significativa com o materialismo entre adolescentes, isso porque os jovens ficam com vontade de adquirir o que os seus amigos possuem, e ainda se sentem rebaixados perante aos amigos que possuem mais coisas que eles mesmos. O construto de celebridades torna-se relevante aos adolescentes através dos youtubers, isso devido à confiança que os adolescentes lhes atribuem. As propagandas se relacionam com os adolescentes quando aparecem de maneira subjetiva, ou seja, quando o anúncio é realizado através de maneira informativa e não fica explícito que possui fins comerciais. Quanto ao construto de autoestima, ficou evidenciado que ele não está relacionado ao materialismo entre adolescentes, isso devido aos jovens possuir autoestima e ao mesmo tempo serem materialistas.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosiane Oswald Flach, Centro Universitário FAI.

Graduada em Administração. Especialista em Gestão de Competências no Mercado de Trabalho. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Coordenadora do Curso de Administração no Centro Universitário FAI desde 2011 e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis desde 2017/2. Professora no Ensino Superior desde 2010. Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Membro do Conselho Superior de Implantação do Ensino Híbrido no Centro Universitário FAI. Ampla experiência no Ensino e no Administrativo de Instituição de Ensino Superior. Entusiasta de um Ensino Superior focado em Metodologias Ativas de Aprendizagem. 

Jéssica Marasca, Centro Universitário FAI

Graduada em Administração, dominante do alemão, organizada, esforçada, flexível, relaciona-se bem com as pessoas. Possui habilidades em informática (Word, Excel, Power Point). Atualmente é auxiliar de escritório no Hospital Santa Casa Rural.