A MEMÓRIA INSTITUCIONAL E AS RELAÇÕES PÚBLICAS

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Ewerton Luis Faverzani Figueiredo
Judite Sanson de Bem

Resumo

As instituições são espaços de atividades que com o decorrer do tempo acumulam um legado coletivo oriundo das vivências sejam pessoais ou entre outras instituições no mercado. No entanto há diferentes formas de resguardar ou divulgar esta memória e entre elas as relações entre estas e o restante da sociedade, mas nem sempre há organização e eficiência nestas relações. A memória social se origina nas atuações e representações coletivas da memória de uma sociedade ou de um grupo. Assim, ela contribui para a formação da Memória Institucional que tem o papel de intensificar uma marca que identifica a instituição e reforça sua credibilidade e confiança perante seus públicos. A Memória Institucional tem a oportunidade de compartilhá-la com a sociedade a partir do estabelecimento do seu próprio lugar de memória. Neste contexto, as Relações Públicas trabalham com o planejamento, execução e controle da Memória Institucional das empresas focadas na organização e na eficiência em resgatar informações que contam a história da instituição e são transmitidas a sociedade de forma clara e transparente.  

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ewerton Luis Faverzani Figueiredo, "Centro Universitário La Salle"

Bacharel em Relações Públicas pela UFSM (2004). Mestrando do curso de Memória Social e Bens Culturais pelo UNILASALLE - Canoas-RS/Brasil (2011). Trabalha como Relações Públicas da UFAC desde 2012.

Judite Sanson de Bem, "Centro Universitário La Salle"

Doutora em História Íbero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle - Unilasalle.