OS CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PRESENTES NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: um levantamento nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Emídio de Araújo Neto

Resumo

O Ministério da Educação do Brasil, objetivando padronizar ao máximo e controlar os cursos superiores de administração, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacional, que entre outros pontos, preconiza os conteúdos de formação profissional que devem ser contemplados nos currículos dos cursos de administração. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, teve o intento de identificar a adesão entre os currículos praticados pelas IES e as DCNs, no que se refere aos conteúdos de formação profissional nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para viabilizar esta investigação, documentos das IES (currículos) foram  coletados em seus sítios eletrônicos e utilizados para identificação do alinhamento com as DCNs. Os resultados obtidos indicam que as IES praticam currículos com pouca adesão aos conteúdos profissionais Teorias das Organizações e Administração de Serviços, enquanto conteúdos relacionados à Planejamento, Finanças, Mercado e Produção tem alta adesão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Emídio de Araújo Neto, Universidade Potiguar

Professor da Escola de Gestão de Negócios e Hospitaidade, atuando nos cursos de Administração e Gestão Comercial - GEX/EaD, Administração e Contabilidade.