CULTURA ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS DE ENSINO: UM ESTUDO COM ÊNFASE NOS ESTILOS DE FUNCIONAMENTO ORGANIZACIONAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Walid Abbas El Aouar
Soraia Cristina da Silva
Liêda Amaral de Souza
Fernanda Fernandes Gurgel

Resumo

A Cultura Organizacional tem despertado interesse de diversos segmentos, e vem ultrapassando os limites das discussões acadêmicas, ganhando o interesse popular. O estudo teve como objetivo geral caracterizar a cultura organizacional de Instituições Municipais de Ensino na Perspectiva dos Estilos de Funcionamento Organizacional. O universo foi composto por 66 gestores das 66 escolas municipais.  O modelo teórico adotado foi a Escala de Estilos de Funcionamento Organizacional (EEFO), de Paz e Mendes (2008), que focam as relações entre indivíduo e organização dentro da perspectiva freudiana. Trata-se de uma pesquisa de campo, com finalidade descritiva e abordagem quantitativa. O critério de amostragem foi por acessibilidade. Os resultados indicaram que os estilos, empreendedor e afiliativo apresentaram melhores desempenhos, ao passo que o estilo individualista e burocrático apresentou características com as menores escalas. Pode-se concluir que existe relação entre o estilo empreendedor e o afiliativo, e que à medida que aumenta o comportamento empreendedor na escola, o comportamento afiliativo também tende a aumentar. Essa associação foi denominada como uma correlação forte.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Walid Abbas El Aouar, Universidade Potiguar - UnP

Professor Adjunto do Mestrado Profissional da UnP, graduado, Mestre e doutor em Administração pelo PPGA da UFRN.Pesquisador do Comportamento Organizacional.Coordenador do Curso de Mestrado Profissional de Administração da UnP

Soraia Cristina da Silva, Universidade Potiguar (UnP)

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Diretora de Escola Pública Municipal em Natal/RN, Brasil.

Liêda Amaral de Souza, Universidade Potiguar (UnP)

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e em Contabilidade pelo ISEC/EPGE/FGV-RJ (créditos concluídos), e Doutoranda em Tecnologia e Sistemas de Informação na Universidade do Minho, Portugal. Professora da Universidade Potiguar (UnP).

Fernanda Fernandes Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Psicologia Social pela UFRN / UFPB. Professora do Mestrado em Administração Profissional da Universidade Potiguar. Av. Floriano Peixoto, 295, Petrópolis, CEP 59.012-500 – Natal, RN, Brasil.