INTERNACIONALIZAÇÃO E DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS: MODELO TEÓRICO-ANALÍTICO SOB CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

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Nildo Ferreira Cassunde Junior
Walter Fernando Araújo Moraes

Resumo

Estudos em internacionalização evidenciam a associação com Dimensões Organizacionais, influenciando às competências e habilidades estratégicas da empresa ao longo do tempo. O domínio teórico-empírico que envolve os processos de internacionalização pode apresentar-se valioso quando é preciso lançar-se em decisões de alocação de recursos e estimular a atividade internacional no país. Neste sentido, este artigo trata de um ensaio-teórico que teve por finalidade apresentar uma proposta de modelo teórico-analítico simulado sob o contexto da internacionalização. A investigação resulta em uma proposição conceitual de um modelo teórico-analítico integrativo que, alicerçado pelas Dimensões Organizacionais, é capaz de descrever a dinâmica existente na internacionalização. A priori, sete dimensões foram consideradas para análise, baseadas em trabalhos seminais e em bibliografia contemporânea prioritariamente internacional alinhando-se, neste particular, ao esforço de pesquisadores brasileiros atuantes na ciência administrativa de aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno que é relativamente recente no meio empresarial, especialmente no que diz respeito a grupos empresariais. A partir da dinâmica dos fatos, na medida em que as estratégias internacionais são adotadas apoiadas em características de internacionalização apropriadas às particularidades de cada organização, as Dimensões Organizacionais passam a emergir ao longo de um recorte temporal. Esta análise retrospectiva revelou a presença destas dimensões ao longo do tempo sob o contexto da internacionalização.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nildo Ferreira Cassunde Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Adjunto I e membro do Colegiado de Engª de Produção da Univasf. Doutor em Administração (PROPAD/UFPE 2015); Mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais (PIMES/UFPE 2006); MBA em Finanças Corporativas (MBA-DA/UFPE 2004) e Engº Civil (POLI/UPE, 2001). Parecerista de eventos e periódicos. Professor responsável pelas áreas de agronegócio e gestão econômico-financeira, membro permanente tanto da Especialização quanto do Mestrado em Gestão Pública da Univasf, assim como da Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Fundador do Observatório do Agronegócio. Pesquisador com ênfase em indicadores socioeconômicos e na análise das dinâmicas do agronegócio exportador do Vale das Frutas. Quando profissional de mercado, atuou como consultor financeiro com foco em análise de investimentos enquanto atuava como professor pelo DECON/UFPE.

Walter Fernando Araújo Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de pós-graduação em Administração - PROPAD