Interações em rede de franquia por meio de laços relacionais como fonte de inovação o caso Mormaii

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Giuliana Martinelli Pacheco
Marlete Beatriz Maçaneiro

Resumo

Neste estudo, as redes organizacionais são tratadas como uma estratégia de inovação em franquias, que buscam desenvolver novos produtos, processos e explorar novos mercados. Tem como objetivo analisar as interações que se estabelecem na rede de franquias MormaiiÒ, buscando identificar se os laços relacionais dessas conexões potencializam o desenvolvimento de inovações na rede. A metodologia foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas análises de documentos e entrevistas com profissionais da área administrativa do setor de franchising e franqueados da marca, tendo como limite de quantidade o critério saturação. Como principais resultados, observou-se que os mecanismos que promovem o contato direto entre franqueador e franqueado, favorecem o compartilhamento de novas ideias e sugestões para a rede. Também foram caracterizados os laços relacionais das interações, sendo que os laços fortes buscam a uniformidade e contribuem para as atividades próprias da franquia e os laços fracos potencializam o desenvolvimento de inovações na rede.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giuliana Martinelli Pacheco, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Marlete Beatriz Maçaneiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e pós-doutorado na Universidade Positivo (2015), pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD da CAPES. Professora com na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional da UNICENTRO e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT.