A percepção dos servidores universitários sobre a liderança na Universidade Federal de Santa Catarina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thiago Soares Nunes
Helen Fischer Günther

Resumo

Percebe-se espaço existente na literatura para a discussão sobre quais são os elementos que levam à ocorrência da liderança no contexto do serviço público, considerando a ótica dos próprios servidores. Deste modo, o objetivo deste artigo é identificar referências e critérios de liderança dentro da Universidade Federal de Santa Catarina com base na percepção dos seus servidores docentes e técnico-administrativos. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo de caso, com coleta de dados primários mediante questionário. As 214 respostas obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e resultaram em três principais elementos para o reconhecimento da liderança na referida instituição: aspectos emocionais (8,5%); hierárquicos (31,7%) e, relevância do trabalho (59,8%). Conclui-se que, independentemente de ser por uma questão hierárquica, um vínculo emocional ou relacionado ao trabalho desenvolvido, os líderes influenciam (negativamente ou positivamente) a cultura da instituição, alguns com maior poder de influência, outros na replicação dos valores e costumes estabelecidos ao longo da história.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Centro Universitário UNA

Professor do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha).

Helen Fischer Günther, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora na Universidade do Sul de Santa Catarina e Faculdade de Tecnologia Senac Palhoça. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, mestre em Administração e Administradora pela UFSC.