Processo de decisão de compra: Um estudo sobre a aquisição de roupas por obesos

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Richard Medeiros Araújo
Luciana Carla Silva Gomes
Diana Paula Nerino Delgado
Kadma Lanubia da Silva Maia

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar quais as percepções dos indivíduos obesos durante a realização de suas compras de vestuário na cidade de Natal/RN. Os dados da pesquisa foram obtidos através da aplicação de questionários, dentro de uma abordagem quantitativa, em clínicas médicas de endocrinologia preenchidos por indivíduos que estão acima do peso. Durante a investigação houve a caracterização do processo de compra por esse perfil de consumidores e dos fatores que os influenciam na  decisão. Obteve-se uma amostra não probabilística por acesso de 50 sujeitos, sendo que  os dados foram tratados descritivamente. Dentre os principais resultados evidenciam-se a autonomia no processo de compra dos obesos que  consideram o ato de se vestir como uma necessidade e não como um desejo e  ainda o não reconhecimento por parte das organizações dos sujeitos estudados, como um segmento de mercado. Outro resultado é a não importância da internet como meio de comunicação no processo de decisão de compra e a baixa importância dos vendedores no processo da compra. Conclui-se com o estudo que os consumidores obesos possuem anseios específicos não satisfeitos pelo mercado e características de decisões de compras específicas que podem dar a organização, através do conhecimento das circunstâncias favoráveis, o aumento da competitividade e ampliar a participação do mercado varejistas de roupas.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Richard Medeiros Araújo, UFRN/Doutorando

Doutorando em Administração pelo PPGA/UFRN

Luciana Carla Silva Gomes, FACEX

especialista em Gestão de Pessoas pela FARN,graduada em Turismo pela UFRN,graduanda em Administração pela UFRN.

Diana Paula Nerino Delgado, FACEX

Tecnóloga em Marketing pela FACEX