RESOURCED BASED VIEW: DAS PROPOSIÇÕES DE PENROSE À INTERNACIONALIZAÇÃO

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Viviane Santos Salazar
Walter Fernando Araújo de Moraes
Yákara Vasconcelos Pereira Leite
Elisabete Stradiotto Siqueira

Resumo

Os recursos estratégicos se constituem como um facilitador no atendimento das exigências de mercado, fomentando o posicionamento competitivo perante os concorrentes globais. É possível identificar que a Visão Baseada em Recursos se propõe a explicar a formação de vantagens competitivas por meio da existência de recursos, capacidades e competências especiais da firma. Sendo assim, indaga-se: como essa perspectiva teórica vem sendo utilizada no processo de internacionalização das empresas? Para esclarecer esse questionamento, este ensaio teórico tem o objetivo de oferecer uma análise sobre quais as principais contribuições da RBV para as teorias da internacionalização de empresas. Assim, concentra-se na investigação da contribuição da Resource Based View - RBV, conforme proposta no livro seminal de Penrose e nos trabalhos de seus seguidores, à teoria da internacionalização das empresas. Os resultados desta investigação permitem afirmar que as principais contribuições da RBV para o processo de internacionalização das empresas estão relacionadas: à dinâmica dos modos de entrada nos países hospedeiros, à performance superior das empresas internacionais, ao  papel dos recursos tangíveis e intangíveis da firma e do país hospedeiro na construção da vantagem competitiva sustentável, ao desenvolvimento de capacidades ao longo do processo de internacionalização e, por fim mas não menos importante ao empreendedorismo internacional. Evidencia-se que a RBV proporciona uma perspectiva robusta para as investigações sobre internacionalização das empresas. Sugere-se também integrar os estudos da RBV com a teoria dos custos de transação.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Viviane Santos Salazar, Professora da UFPE e doutoranda do PROPAD/UFPE

Professora Assistente I do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.

Walter Fernando Araújo de Moraes, Professor do PROPAD/UFPE

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Doutorado em Management Sciences - University of Manchester Institute of Science and Techonology (1988); Pós-Doutorado - University of Texas at Austin (1998). Diretor Científico, eleito, da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (janeiro, 2005 -dezembro, 2006) e (janeiro, 2007 - dezembro, 2008). Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (outubro, 1999 - setembro, 2001) e (abril, 2006 - março, 2009). Coordenador do Curso de Mestrado em Administração (1995 - 1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Cursos de Mestrado e Doutorado (2001-2002) e (2010-atual). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial. Consultor na área de Estratégia Empresarial.

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e doutoranda do curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Graduada em Administração pela UFPE. Seu mestrado foi realizado em Administração enfatizando a área de Estratégia (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business) e das revistas Alcance, Estudios y Perspectivas en Turismo, Gestão & Planejamento e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT.

Elisabete Stradiotto Siqueira, Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, administração, gestao social, revitalização urbana e responsabilidade social.