POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS NO CAPITALISMO CONTEMPORANEO E A REALIDADE BRASILEIRA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Socorro Letícia Fernandes Peixoto
Enéas Arrais

Resumo

Esse artigo analisa as estratégias utilizadas pelo capital em consonância com o Estado de responder às atuais expressões da questão social, através da retração das políticas sociais públicas. A crise estrutural do capital e do modo de regulação social, nos países de capitalismo avançado, provocaram alterações na produção e reprodução da vida social. Sob o recrudescimento da pobreza, percebe-se nesse período, uma constante desqualificação da responsabilidade estatal no acesso e regulamentação dos direitos sociais e trabalhistas, historicamente conquistados. Em vistas da necessidade de recomposição do capitalismo, assiste-se, no Brasil, à mercantilização e à focalização das políticas sociais públicas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Socorro Letícia Fernandes Peixoto, Universidade Federal do Ceará - UFC / Faculdade Cearense - FAC

Membro do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR, da Faculdade de Educação - FACED, da Universidade Estadual do Ceará - UFC.Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade Cearense -FACAssistente social do Hospital Geral de Fortaleza.

Enéas Arrais, Universidade Federal do Ceará

Coordenador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR, da Faculdade de Educação - FACED, da Universidade Estadual do Ceará - UFC.