GESTÃO EM IFES: AS RAZÕES QUE DETERMINAM O DOUTOR COMO GESTOR – UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jairo Carvalho Guimarães

Resumo

O propósito deste trabalho é discutir o gerenciamento em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sob o pressuposto de que um doutor reúne melhores condições para dirigir um campus face ao conjunto de competências que detém comparado a profissional supostamente desprovido desta titulação acadêmica. Como gerenciar um campus de IFES impõe determinadas habilidades e qualificações, percebe-se no recorte feito – Campi de IFES do Nordeste – que o doutor deve estar preparado psicologicamente, capacitado administrativamente e comprometido operacionalmente, sem que necessariamente seja formado na área de Administração. Teorias sobre aprendizado, conhecimento, competências e cultura auxiliam a sustentar as reflexões do estudo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jairo Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Educação (UFRJ). Mestre em Administração e Controladoria (UFC). Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC). Graduação em Administração (FACE).